Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Um terço dos navios do mundo depende de uma única empresa norueguesa e eles escolheram Alicante para expansão global

Do monitoramento de cardumes de peixes ao controle de mísseis e navios elétricos: a metamorfose da gigante tecnológica que já fatura 31 milhões na Espanha Alicante é um dos únicos três lugares no mundo capazes de consertar um navio no Canal de Suez sem que o técnico saia do escritório

15 fev 2026 - 15h17
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

No mundo da navegação, existe uma gigante silenciosa cuja tecnologia é responsável por garantir que um terço da frota mundial não se perca no oceano ou colida em portos. Esta é a Kongsberg, conglomerado norueguês controlado maioritariamente pelo Estado, que fez da província de Alicante uma peça indispensável no seu tabuleiro de xadrez global.

Hoje, mais de 30 mil navios podem navegar pelos mares graças a sistemas que são geridos, mantidos e reparados a partir de escritórios localizados entre La Vila Joiosa e o centro empresarial NOBO, na capital Alicante.

Separação estratégica para conquistar o mercado de ações

A notícia que abalou as estruturas da indústria este ano foi a separação empresarial interna. Segundo a própria empresa, a Kongsberg Gruppen ASA decidiu dividir-se em duas entidades independentes para ganhar agilidade: por um lado, a divisão de Defesa e "Descoberta" (pesca e investigação); e, por outro, a Kongsberg Maritime, a joia da coroa dedicada aos sistemas de navegação, que começará a negociar separadamente na Bolsa de Valores de Oslo a 23 de abril de 2026.

Esta independência financeira é sustentada por números sólidos em território espanhol. Segundo o jornal El Información, a subsidiária espanhola teve um faturamento total de 31,7 milhões de euros em 2024, com um lucro superior a cinco milhões. Não surpreende que Lisa Edvardsen Haugan, futura CEO da nova empresa independente, afirme que eles estão "em posição única para a criação de valor no setor marítimo global".

...

Veja mais

Matérias relacionadas

Anthropic vai cobrar seis vezes mais por algo que só funciona duas vezes mais rápido - o sintoma é problemático

É possível ficar bêbado sem sentir o gosto de uma gota de álcool, e a culpa é de bactérias do seu intestino

EUA enfrentam problema com data centers para IA: cada vez mais estados se opõem à sua construção

Você acha que é rápido; nestas Olimpíadas, Johannes Klæbo está determinado a provar que você está errado

Caças chineses estão se aproximando perigosamente dos F-16 taiwaneses

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade