A linha de modelos da Stellantis ficará mais eletrificada em 2026 no Brasil. Durante o encontro com a imprensa para o encerramento do ano, a montadora antecipou algumas de suas novidades para o ano que vem no país, incluindo quatro modelos híbridos produzidos em Goiana (PE): Jeep Renegade, Compass, Commander e a picape Fiat Toro.
Híbridos de Goiana terão sistema mais avançado do que o do Fiat Pulse
O anúncio acontece após a confirmação da produção da Leapmotor em Goiana em 2026. Sob o capô, os novos modelos híbridos terão o atual motor 1.3 turbo flex de 176 cv e 270 Nm, que ganhará o auxílio de um sistema híbrido leve de 48V. Mais avançado do que o conjunto híbrido leve 12V dos Fiat Pulse e Fastback, o sistema ajuda a economizar combustível e ainda reduz emissões.
Ele conta com dois motores elétricos, e um deles atua diretamente na transmissão do carro, enquanto o outro substitui o alternador. Outra característica é a função Coasting, que permite que o carro continue em movimento mesmo com o câmbio desacoplado ou com o motor desligado.
No entanto, ao contrário de um câmbio automatizado de dupla embreagem, os novos híbridos nacionais da Stellantis devem manter a transmissão automática de seis marchas com conversor de torque, de acordo com informações do site Autos Segredos. No Jeep Renegade, o conjunto híbrido virá acompanhado de uma renovação visual, com mudanças concentradas na dianteira e no interior.
Rampage ficará de fora da eletrificação por enquanto
Apesar de ser produzida em Goiana (PE), a picape Ram Rampage ficará de fora da eletrificação em um primeiro momento pois só conta com os motores 2.0 turbo e 2.2 turbo diesel.
“Com a eletrificação da mobilidade, estamos ampliando nosso alcance no mercado porque novas tecnologias trazem também novos consumidores. Nosso objetivo é pensar no que é necessário para atender os consumidores brasileiros e sul-americanos”, afirma Herlander Zola, Presidente da Stellantis para a América do Sul.