A Ford iniciou um novo ciclo de eletrificação para a região ao confirmar, nesta quarta-feira, 9, a chegada da inédita Ranger Híbrida Plug-in. A picape será produzida em 2027 na planta de General Pacheco, na Argentina, e faz parte do pacote de 20 ações de produto planejado pela Ford para 2026 e 2027. Trata-se do primeiro modelo eletrificado da linha Ranger direcionado ao mercado sul-americano.
Ford Ranger híbrida terá motor flex
O destaque da nova versão está no conjunto mecânico híbrido. A Ford confirmou que o sistema terá como base o motor 2.3 e, no Brasil, adotará configuração flex – solução que permite a combinação de gasolina, etanol e eletricidade. É uma estratégia que conecta a picape às condições energéticas locais e reforça o papel do etanol na transição para tecnologias de menor emissão.
A decisão de concentrar a produção em Pacheco amplia a importância industrial da planta argentina. O complexo já havia passado por modernizações para a atual geração da Ranger e, agora, receberá as adaptações necessárias para lidar com o sistema híbrido plug-in. Com isso, a Ford reduz a dependência de importações e prepara volume para atender os mercados da região com mais estabilidade.
Nova Ranger PHEV terá papel estratégico
Embora os números técnicos da versão sul-americana ainda não tenham sido revelados, a referência internacional ajuda a projetar o caminho. Nos mercados onde já foi apresentada, a Ranger PHEV combina o motor 2.3 turbo com um motor elétrico e bateria de capacidade intermediária, permitindo rodar alguns quilômetros em modo totalmente elétrico – recurso pensado para trajetos urbanos e redução de consumo. Essa arquitetura servirá de base para o desenvolvimento da variante flex anunciada para 2027.