As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 11.573 unidades, anotaram em novembro último queda em suas vendas de 7,5% ante outubro, quando foram comercializadas 12.509 unidades. Comparado a novembro de 2024, o aumento é de 12,8%: 11.573 unidades contra 10.262 veículos.
No acumulado de 2025, veículos importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma agora 119.826 unidades, 29,9% mais em relação ao ano passado, quando foram emplacadas 92.250 unidades. Os dados de emplacamento de veículos eletrificados da Abeifa no período de janeiro a novembro foram de 111.653 veículos eletrificados. Eles respondem por 45,5% do mercado interno total de 245.143 unidades emplacadas.
Confira as 5 marcas com mais emplacamentos da Abeifa em 2025:
- BYD - 97.245 unidades
- Volvo - 8.577 unidades
- Porsche - 4.936 unidades
- Kia - 3.924 unidades
- Land Rover - 2.807 unidades
“Já podemos afirmar que as nossas associadas fecharão o ano de 2025 com volume superior a 130 mil unidades importadas, o que representará um crescimento expressivo de 24% sobre as 104,7 mil unidades do ano passado. E certamente vão superar nossas expectativas do início do ano, quando indicávamos que o total anual chegaria a 120 mil unidades”, afirmou o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy.
Crescimento foi limitado por juros elevados, diz Abeifa
“Não fossem juros elevados e restrição de crédito no varejo automotivo brasileiro, as vendas teriam sido ainda melhores. Para 2026, embora a alíquota do imposto de importação alcance 35% aos eletrificados em julho, projetamos crescimento inicial de 5%, algo em torno de 137 mil unidades, com as atuais associadas. No entanto, ao longo do próximo ano, provavelmente teremos em nossos quadros novas empresas associadas, com a chegada de players da China”, concluiu o executivo.
Em novembro, com 11.573 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5,1% do mercado total de automóveis e comerciais leves (227.174 unidades). As 119.826 unidades emplacadas nos primeiros onze meses do ano mantiveram marketshare de 5,3% do total de 2.282.119 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.