Cor do ano, branco já é predominante entre os carros faz tempo

Enquanto a Pantone dita a tendência com o "Cloud Dancer" para 2026, no setor automotivo, variações claras seguem imbatíveis em vendas

10 dez 2025 - 11h33

O branco foi apontado como cor do ano para 2026 pela Pantone. "Cloud Dancer" seria uma aposta em leveza e versatilidade, na primeira vez em que a companhia elege um tom off white. Se depender do setor automotivo, a moda pega. Entre os carros, no entanto, o branco é dominante há anos.

O relatório de popularidade de cores da fabricantes de tintas para Axalta aponta que 39% dos veículos da América do Sul saem de fábrica com esse tom. A informação é da última análise da empresa, publicada em 2022. Depois do branco, aparecem prata, cinza e preto.

Publicidade

Já a Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, indica que quase 70% da frota em circulação no Brasil tem cores neutras, sendo 21% branco - o tom mais presente nos carros.

Carro branco faz sentido em climas quentes

Flávio Passos, vice-presidente de autos do Grupo OLX, avalia o cenário. "Escolher um carro branco faz sentido em lugares quentes, pois a cor reflete melhor a luz solar, reduzindo o uso do ar-condicionado e aumentando a eficiência energética do veículo."

Como exemplo, ele diz que a cor é dominante em Cuiabá (MT), em 30% dos modelos, segundo o Renavam. Já em Campos do Jordão (SP), conhecida pelo clima frio, só 16% da frota têm essa cor.

Segundo o Radar Autos, do Data OLX Autos, o branco é a cor dominante no Centro-oeste, Nordeste, Norte e Sul. Só no Sudeste o cinza está mais presente na frota. Passos lembra que, além da preferência do consumidor, os carros claros são maioria em frotas corporativas, que respondem por parte importante dos carros em circulação no país.

Publicidade

O executivo aponta ainda que esses modelos costumam ser valorizados na hora da revenda. Dados da Webmotors mostram que, nas buscas na plataforma, a preferência é por veículos nas cores preta ou cinza. O branco aparece apenas em terceiro lugar. Quando se trata da procura por carros seminovos, o tom claro é campeão.

Assim, no caso do setor automotivo, a definição da cor do ano, da Pantone, não dita uma tendência para 2026. No lugar disso, representa um movimento já consolidado dos últimos anos.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações