PUBLICIDADE
Logo do

Cruzeiros › Destinos

Na rota dos cruzeiros, Ilha Maurício é uma joia no Índico

Roteiros em viagens longas podem fazer escalas na pequena ilha

19 ago 2015 08h00
ver comentários
Publicidade

A Ilha Maurício é um pequeno e belo pedaço de terra no Oceano Índico, descoberta pelos portugueses durante as Grandes Navegações. Inabitada até o século XVI, a ilha vulcânica que hoje está na rota dos cruzeiros começou a receber mercadores europeus, assim como escravos africanos e trabalhadores indianos, o que torna a cultura local rica e variada.

Apesar de possuir uma longa costa, com cerca de 2 mil quilômetros, a ilha é muito mais do que apenas belas praias. Ainda hoje é possível conhecer construções coloniais marcantes, patrimônios da humanidade e outras maravilhas da natureza.

Não perca

Fort Adelaide – Localizado em uma colina com vista para a cidade e o porto, o Fort Adelaide tem a estrutura de uma cidadela e foi construído pelos britânicos em 1835. Originalmente ele foi erguido para poder observar potenciais revoltas em Port Louis antes da abolição da escravidão. Atualmente, é usado para shows e concertos musicais.

Aapravasi Ghat – Um dos Patrimônios da Unesco, o Aapravasi Ghat é o único centro de imigração remanescente dos estabelecidos na segunda metade do século XIX para receber pessoas de outras nações, que pagavam por sua passagem com trabalho. Entre 1834 e os anos 1920 o local recebeu mais de meio milhão de imigrantes.

Caudan Waterfront – A orla Caudan é um dos pontos turísticos mais agitados de Port Louis. No local estão diversas lojas, restaurantes e casas noturnas. Ao anoitecer os bares, pubs e boates da região oferecem música ao vivo, e alguns estendem a happy hour até 21 horas.

Ilha paradisíaca é rota de navios em viagens longas
Ilha paradisíaca é rota de navios em viagens longas
Foto: Mauritius Tourism Promotion Authority/Divulgação

Chamarel – Uma das mais belas e intrigantes regiões da Ilha Maurício fica em Chamarel. Nunca realmente explicada, suas dunas multi-coloridas são feitas de minerais ricos em cinza vulcânica, e lembram uma paisagem lunar.

Government House – Datada de 1738, a casa do governo de Port Louis é uma das construções mais emblemáticas da cidade. Planejada no formato de uma ferradura e protegida por uma cerca de ferro, tem em sua frente uma estátua da Rainha Victoria e é um dos mais antigos edifícios do porto.

O que comer?
A culinária da Ilha Maurício é muito influenciada pela cozinha indiana, chinesa e europeia. Um de seus pratos mais comuns é o dholl puris, que acredita-se ser derivado de um prato preparado com paratha, um pão fino indiano. Como os imigrantes da Índia não encontravam na ilha os ingredientes necessários para prepará-lo, criaram um tipo novo, frito e recheado com ervilhas amarelas moídas, servido com curry de feijão, achard e chutney. Para quem gosta de doces, o açúcar de Maurício é muito famoso, com cerca de nove tipos diferentes. A ilha também é conhecida pelos abacaxis.

Melhor souvenir
Há vários tipos de souvenir para se levar da Ilha Maurício, mas um que pode servir tanto com enfeite quanto para testar seus dotes musicais é o ravane. Instrumento de percussão feito de madeira e couro de cabra, era usado por escravos e até hoje faz parte da música local. Outro souvenir facilmente encontrado na ilha é o rum.

Veja roteiros:

25 noites – Cruzeiro a bordo do Costa neoRomantica, da Costa Cruzeiros. Co, partida de Savona, na Itália, em 17 de novembro de 2015. Escalas em Nápoles, na Itália, Creta, na Grécia, Eilat, em Israel, Aqaba, na Jordânia, Salalah, em Omã, Mahe, nas Ilhas Seychelles, Diego Suarez, em Madagascar, Port Louis, na Ilha Maurício e St. Denis, em Reunião. Cabines a partir de US$ 3.339 por pessoa, mais taxas.

46 dias – Viagem a bordo do Sun Princess, da Princess Cruises, com partida de Fremantle, na Austrália, em 8 de janeiro de 2016. Escalas em Singapura, Phuket, na Tailândia, Chennai, na Índia, Colombo, no Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Mahe, nas Ilhas Seychelles, Maputo, no Moçambique, Richards Bay, Cape Town, Port Elizabeth e Durban, na África do Sul, Pointe des Galets, nas Ilhas de Reunião, e Port Louis, na Ilha Maurício. Cabines a partir de US$ 7.999 por pessoa, mais taxas.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

Fonte: Canarinho Press
Publicidade
Publicidade