Valparaíso mistura cultura e beleza natural

Cidade que encantou escritor Pablo Neruda é destino de cruzeiros na temporada

29 dez 2015
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Durante a atual temporada brasileira e sul-americana de cruzeiros, haverá viagens que incluirão visitas ao Chile. Nesses navios, que também incluem partidas do país, o porto principal será o de Valparaíso, no oceano Pacífico. Apesar de outros municípios chilenos serem mais conhecidos, ele também tem seus encantos.

A cultura é marcante em Valparaíso, cidade que no final da década de 1930 encantou o escritor e Nobel de Literatura Pablo Neruda. Suas ruas contam com arquitetura antiga bem preservada, e seus morros são belos cartões postais e ótimos lugares para ter uma visão panorâmica do porto. E de lá ainda fica fácil de visitar a bela Viña Del Mar.

Passeios imperdíveis

Casa de Pablo Neruda – Um dos maiores orgulhos da cultura chilena, o escritor Pablo Neruda viveu em Valparaíso e sua casa virou um dos pontos turísticos da cidade. O Prêmio Nobel de Literatura falecido em 1973 se apaixonou pelo local em 1939 e pela paisagem que tinha da pequena casa, que depois foi ampliada e se tornou seu lugar preferido para concentração, com o Pacífico diante dele.

Morros Concepción e Alegre – Valparaíso é uma ótima cidade para ser vista de cima. Os morros Concepción e Cerro Alegre são dois dos pontos mais interessantes para ter essa vista panorâmica, com suas ruas pequenas e escadas, além de traços aristocráticos do século XIX, com belas casas ainda preservadas. Neles ficam os elevadores El Peral, Reina Victoria e Concepción, a Igreja Anglicana de San Pablo, de 1858, e o Palácio Baburizza, de 1916, todos considerados Monumentos Históricos.

Rota dos elevadores – Nos morros de Valparaíso ficam incrustados elevadores, meios de transporte mais comum usado pelas pessoas que moram neles. Atualmente existem 15, mas há planos para recuperar outros mais antigos e deteriorados. Eles são uma ótima opção para ter vistas panorâmicas e de saber mais sobre como é a vida na cidade.

Praça Sotomayor – O coração de Valparaíso, a Praça Sotomayor fica em frente ao porto, e possui no centro um monumento aos marinheiros que perderam a vida no combate naval de Iquique, em 1879. Em torno dela ficam edifícios como a Estación Puerto, Comandância Geral de Bombeiros e o da Ex/Intendência de Valparaíso, que possui arquitetura inspirada na francesa do século XVII.

O Morro Concepción é um dos mais conhecidos
O Morro Concepción é um dos mais conhecidos
Foto: Pierre-Yves Babelon/Shutterstock

Viña Del Mar – Viña Del Mar é um dos locais mais belos da costa chilena e vale uma visita para quem estiver em Valparaíso. Praias como Casino, Acapulco, El Sol, Blanca e Los Marineros são imperdíveis.

O que comer
Um dos pratos mais típicos do Chile é a cazuela, que pode ser de carne, frango ou vegetariana. Ela apresenta uma mistura de sabores e aromas com abóbora, milho, arroz e verduras banhadas em caldo. Uma opção barata é a chorrillana, uma grande porção de batatas fritas coberta com cebola frita, ovos mexidos e carne refogada. E, claro, no Chile não da pra deixar passar os ótimos vinhos nacionais.

Melhor souvenir
Os próprios vinhos chilenos, comprados diretamente em visitas nas vinícolas, são uma ótima opção de souvenir e presente. Roupas e outras peças feitas em lã de alpaca são outra alternativa, assim como artesanatos em madeira feitos pela população indígena local. O Chile também é um dos poucos lugares onde se pode comprar joias semi preciosas feitas com uma pedra chamada lápis azul.

Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada Conheça o cruzeiro que será novidade na próxima temporada

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Fonte: Canarinho Press
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade