PUBLICIDADE

Você sofre de mau-olhado? Saiba como se prevenir

Mau-olhado pode comprometer a vida de uma pessoa e é importante detectar os sintomas cedo para que possa tratá-los de forma eficaz

3 mai 2022 - 15h52
(atualizado às 16h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Sintomas do mau-olhado são mais comuns do que você pensa
Sintomas do mau-olhado são mais comuns do que você pensa
Foto: João Bidu

Em uma época em que os valores e virtudes morais estão enfraquecidos, onde a paciência e a gratidão estão escassas, as pessoas tendem a se entregar ao sentimento de ciúme, ódio e inveja, o que causa um grande conflito na vida como um todo. Os perigos do mau-olhado podem comprometer a vida de uma pessoa e é importante que detectemos seus sintomas cedo para que possamos tratá-los de forma eficaz.

É importante se educar sobre o significado, seus sintomas, tratamento, mitos e como adquirir mais conhecimento nessa área específica para proteger a si e aos outros.

Afinal, o que é mau-olhado?

No Islã, o mau-olhado é um termo usado para descrever o infortúnio que é transmitido de uma pessoa a outra por ciúme ou até admiração. A pessoa que inflige o "olhar torto" pode fazê-lo com ou sem intenção.

Com isso, o infortúnio da vítima pode se manifestar como doença, perda de riqueza, da família, ou uma onda de má sorte em geral. Embora o Islã não acredite necessariamente neste conceito, expõe a visão de que o mau-olhado traz graves consequências se for ignorado ou se não for tratado. 

Ensinamento no Alcorão

O mau-olhado no Alcorão também é mencionado para destacar o comportamento humano natural de ciúme e ódio quando as pessoas não são gratas a Deus pelo sustento que têm. Não é um sentimento fácil de evitar, pois requer paciência e muita gratidão para sermos felizes com o lugar onde estamos e com o que temos.

Quais são as causas do mau-olhado?

O mau-olhado pode vir de dois tipos de sentimentos provocados: os negativos, que são o ódio, a inveja e o ciúme; e o positivo, que é a pura admiração. A princípio, isso pode soar um pouco estranho, pois ainda que uma pessoa ache determinada situação bastante inocente, como postar uma foto de uma criança nascendo ou até mesmo do seu sucesso - e ver muitos amigos comentando positivamente - poderá ser afetada pelo mau-olhado logo depois.

Não há dúvida de que o mau-olhado vem da maioria das pessoas, que podem sentir principalmente ódio e ciúme ao verem outras pessoas terem prosperidade na vida. Esse é, de fato, um comportamento e uma resposta natural dos seres humanos em querer o que não podem ter, ou o que gostariam de ter. 

Admiração também pode ser

Se você acha que o mau-olhado no Islã é causado apenas pela negatividade, está errado! Este sentimento pode também ser encontrado em sentimentos positivos de admiração e até por elogios. De acordo com esse pensamento, é evidente que devemos ter cuidado ao elogiar os outros ou ao aceitar elogios dos outros.

Exposição nas redes sociais

Com o surgimento de plataformas de mídia social como Instagram, Facebook, Tiktok, quase todo mundo tem acesso a um celular para acompanhar a vida de outras pessoas e atualizar a sua. Por mais que isso seja benéfico para se manter conectado com amigos e familiares de forma online, também é uma porta de entrada para o mau-olhado, que está à espreita em todos os cantos do nosso feed social. A seção de corações, curtidas e comentários pode ser a única razão pela qual a maioria das pessoas publica: para obter validação e contar ao mundo sobre elas mesmas. Por mais inocente que pareça, somos suscetíveis a olhares de ciúmes ou admiração de outras pessoas por nós.

Sintomas de mau-olhado a que você deve prestar atenção

  1. Por mais que os seres humanos bocejem naturalmente quando estão cansados ou até mesmo exaustos, um dos principais sintomas do é bocejar sem motivo específico;
  1. A coceira é uma reação normal quando nossa pele fica irritada ou inflamada, mas, se você está constantemente se coçando a ponto de outras pessoas notarem, esse pode ser um dos sinais de mau-olhado;
  1. Outro alerta do mau-olhado é quando a temperatura do corpo aumenta e você começa a sentir intervalos de ondas de calor e frio;
  1. Além disso, a vontade constante de espirrar pode ser um sintoma também;
  1. Por mais que não gostemos de admitir, desespero e medo, que são comuns à depressão e ansiedade, são uns dos sintomas mais comuns do mau-olhado, como podemos ver em nossa geração atual.

Como reagir contra essa energia

  1. Se a qualquer momento você sentir que os sintomas de mau-olhado estão aparecendo e que foi afligido com ele, você deve tomar um banho;
  1. Se você estiver nas mídias sociais, tente limitar-se a postar poucas coisas que você sabe que podem causar inveja ou qualquer outro tipo de reação. É muito importante nunca compartilhar demais sua vida nas redes sociais, principalmente quando as publicações estão relacionadas diretamente com sua felicidade ou tristeza.
João Bidu
Compartilhar
Publicidade
Publicidade