PUBLICIDADE

Sexta-feira 13 é mesmo um dia de azar? Saiba como surgiu a crendice

13 out 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Sexta-feira 13 tem fama de ser um dia de azar
Sexta-feira 13 tem fama de ser um dia de azar
Foto: iStock

O inconsciente coletivo é um conceito criado pelo grande psiquiatra Carl Jung que diz que existe um reservatório de imagens e símbolos que habita a camada mais profunda de nossa psique e é nesse reservatório que habitam os símbolos que são comuns a todos os seres humanos. 

Nesse reservatório foram e continuam sendo criadas imagens que, a partir da energia depositada por todos, ganham força e poder. 

A crença de que a sexta-feira 13 é um dia de azar, foi criada dessa forma, assim como toda sua simbologia. Sua origem está misturada em várias histórias e lendas que são comuns a todos nós. 

Na tradição cristã, especificamente nos últimos dias de Jesus, temos a Santa Ceia, composta de 12 apóstolos e Jesus, somando um total de 13 pessoas. Na história, ela aconteceu em uma quinta-feira e na sexta, Jesus foi crucificado. Ainda na tradição cristã, acredita-se que Adão e Eva comeram o fruto proibido e Caim matou Abel em uma sexta-feira. 

Da mesma forma, na mitologia nórdica, o deus Odin realizou um banquete para 12 divindades, mas não teria convidado Loki, o deus da discórdia e do fogo, por razões óbvias. Despertando sua ira, Loki armou uma confusão em que um dos convidados acabou morrendo.  

Essas imagens residem no inconsciente coletivo, em um reservatório de imagens energéticas que a humanidade criou no decorrer do tempo e das eras. Por isso, quando no nosso calendário acontece uma Sexta-feira 13, a energia dessas imagens do coletivo é despertada no inconsciente individual, em cada um de nós e nossos medos ancestrais e inconscientes vêm à tona. 

Por isso, a melhor maneira de vivermos uma Sexta-feira 13 é a maneira que vivemos todas as outras sextas-feiras: felizes e ansiosos por um gostoso e relaxante fim de semana.  

Qual é o lado ruim do signo de Virgem? Descubra! Qual é o lado ruim do signo de Virgem? Descubra!

Fonte: Eunice Ferrari
Compartilhar
Publicidade
Publicidade