0

Dia de São Bento: conheça as orações de proteção do santo

Confira a história e as orações de São Bento

11 jul 2020
09h02
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Tenha proteção com São Bento - Crédito: Robert Cheaib/Pixabay
Tenha proteção com São Bento - Crédito: Robert Cheaib/Pixabay
Foto: João Bidu

O Dia de São Bento é celebrado em 11 de julho - mesmo dia em que foi nomeado como padroeiro na Igreja Católica.

O santo é conhecido como um exemplo de determinação e fé e, por isso, é sempre mencionado quando alguém precisa alcançar graças ou se livrar de qualquer tipo de mal.

São Bento é o padroeiro da Europa e dos arquitetos, além de ser comumente evocado para evitar sequestros, assaltos e brigas em família, principalmente provocados em função do alcoolismo. Muitas pessoas também recorrem a São Bento para se livrar do mal, acima de tudo da inveja e do olho gordo.

Além das orações de São Bento contra toda força do mal, você também pode contar com a medalha do santo para afastar qualquer problema que persegue sua vida. Ganhe mais proteção no dia a dia com os dizeres da medalha e tenha ela sempre por perto para impedir tudo aquilo que possa te perturbar. 

História de São Bento

No ano de 480, Bento nasceu em Umbria, na Itália, em uma família romana nobre. Quando jovem, foi morar em Roma para estudar filosofia e lá conheceu um eremita que passou todo seu conhecimento para Bento.

O eremita o levou para uma gruta conhecida como gruta santa, que ficava distante da cidade, no monte de Subíaco. No local, Bento aprendeu tudo sobre a vida de eremita e dedicou seu tempo às orações e aos estudos, permanecendo na gruta por três anos, sem contato com qualquer pessoa a não ser o eremita, que o ajudava com alimentos.

A história de haver um homem santo em uma gruta chamou a atenção das pessoas que passaram a visitá-lo para receber conselhos e orações. Por ser uma figura conhecida pela santidade, Bento foi convidado para ser o membro superior do convento de Vicovaro. Ele aceitou a oportunidade, porém não conseguiu aceitar a realidade da vida dos monges. Para Bento, eles não seguiam devidamente os ensinamentos de Cristo.

Em função desse episódio e da grande fama do santo, muitos religiosos o viam com maus olhos. Um dia, deram para Bento uma taça com vinho envenenado; o santo abençoou o vinho, assim como fazia com todos os alimentos, e a taça se quebrou. Ao perceber que seria envenenado, ele pediu para Deus perdoá-los e, em seguida, saiu do convento.

Com o tempo, Bento conseguiu fundar 12 monsteiros e, graças aos seus conhecimentos de comunidade, os monsteiros fizeram grande sucesso. Os monges seguiam a conhecida Regra de São Bento, que é um livro de 73 capítulos escritos pelo próprio santo, com instruções para uma vida monástica.

Os fundamentos priorizam a oração, o recolhimento, o silêncio, o trabalho, a obediência e a caridade. Assim, nasceu a Ordem dos Beneditinos ou Ordem de São Bento, que continua a ser propagada até hoje.

No ano de 547, ao sentir que a morte estava chegando, pediu que sua sepultura fosse aberta e, após conversar com os monges, com as mãos para o céu, Bento faleceu aos 67 anos. O santo morreu no mesmo ano que a sua irmã, Santa Escolástica, fundadora do ramo feminino da ordem de São Bento.

Seus bens foram divididos entre o Mosteiro de Monte Cassino e a abadia de Fleury, na França. As relíquias permanecem nesses locais até os dias atuais.

Em 1220, São Bento foi canonizado e é considerado o padroeiro da Europa.

Medalha de São Bento e seu poder de proteção

Considerada como um objeto sagrado e com grande poder de proteção contra o mal, a medalha de São Bento tem escrituras em latim e traz uma cruz que contém as iniciaisC.S.S.M.L., que significa "A cruz sagrada seja minha luz" e N.D.S.M.D., que quer dizer "Não seja o dragão meu guia". Ao redor do símbolo sagrado, estão as letras C.S.P.B., ou seja, "Cruz do Santo Padre Bento".

Já no topo da medalha de São Bento, está escrito a palavra Pax, que significa "paz". No círculo em volta do símbolo estão as letras V.R.S.N.S.M.V., que quer dizer "Retira-se, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs" e também as letras S.M.Q.L.I.V.B., que diz "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos".

Orações para São Bento

Oração de São Bento contra inveja

"Glorioso São Bento, a vossa santidade, unida à força de Deus em vossa alma e em vossa mente, vos tornou capaz de desmascarar a trama dos maus. Até o copo com veneno estremecendo, partiu-se em mil pedaços e a droga venenosa perdeu sua força maléfica. São Bento, em vós confio! Dai-me calma e tranquilidade: dai força à minha mente e ao meu pensamento para que, unindo-me ao poder infinito de Deus, eu seja capaz de reagir contra as ameaças do mal espiritual, da calúnia e da inveja. Ajudai-me também a vencer as doenças do meu corpo e da minha mente. Que Deus me ajude e São Bento me proteja. Amém."

Súplica a São Bento

"Ó glorioso São Bento, vos pedimos para que nos livreis da tentação do maligno. Seja-nos um protetor que calcarás com pés a satanás e a todos os anjos decaídos que nos atormentam e afastam de Deus. Pedimos para que o senhor empunhe a sagrada cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e afugente todo o princípio do mal que nos impedem de seguir a luz verdadeira: Deus. Queremos pertencer aos Céus e renunciar a todas as obras das trevas que nos tornam doentes espirituais. Com vossa oração, fazei correr o demônio de nossa casa e do nosso trabalho. Sabemos que só é no Redentor que encontramos a verdadeira salvação, a graça e a consolação. Consagramo-nos de modo integral a nossa vida ao Pai, para que sejamos contados como herdeiros das primícias celestes e possamos propagar a boa notícia da redenção a todos os que se encontram encarcerados pelo poder do mal. Pela intercessão de São Bento, Nosso Senhor Jesus Cristo afaste satanás de nossa vida. Amém."

Adoração ao padroeiro da Europa

"Querido São Bento, pela adoração que todos nós fiéis temos por vós, em especial, nós arquitetos, aqui estamos a vos pedir que fortaleça nossa esperança, faça com que superemos qualquer desafio e provação, que nos guie em nosso trabalho e nos ensine a trabalhar da melhor forma possível para o sustento próprio e de nossas famílias. Adorado São Bento, vossa presença entre nós é valiosíssima e não podemos perder as vossas ações de fé e amor. Dê-nos força e paz de espírito e ajude-nos a ter tranquilidade em nossos afazeres. São Bento, abençoado! Damos graças a vós!" (Reze três Pais-Nossos, três Ave-Marias e três Credos)

Pedido ao santo

"Glorioso santo, que por toda a tua vida elegeste como prioridade a verdade, os princípios religiosos e a clareza em tudo, não permita que eu caia em tentação, deixando-me levar pela violência, pela preguiça ou pela gula. Ao olhares para mim, com esses olhos iluminados, que eles emanem somente bondade, castidade e obediência, para que eu possa viver em paz com o meu coração e com a minha alma. Por Jesus Cristo, São Bento, socorra-me!"

Veja também:

De andador, veterano de guerra de 99 anos arrecada milhões para saúde pública britânica
João Bidu
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade