PUBLICIDADE

Coceira nos olhos pode indicar alergia ao esmalte de unha; veja porque

Nem sempre aquele incômodo na pálpebra é causado por alguma substância aplicada no rosto, pois muitas vezes, ela pode ter sido causada por algo que estava na sua mão; entenda

24 mai 2024 - 17h27
(atualizado às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Você é o tipo de pessoa que costuma ter muita coceira na pálpebra? Há chances de você estar tendo uma reação alérgica a algum produto, segundo um estudo feito por pesquisadores brasileiros. Nele, de acordo com a Agência Einstein, descobriram que os brasileiros, que usam muitos cosméticos, podem ter alergia ao esmalte de unha. Confira:

Como saber se tenho alergia ao esmalte de unha? Confira
Como saber se tenho alergia ao esmalte de unha? Confira
Foto: Getty Images/Valeriy_G / Bons Fluidos

Casos de dermatite alérgica

No ensaio publicado nos Anais Brasileiros de Dermatologia, os estudiosos relataram que a dermatite alérgica costuma ser causada por cosméticos, perfumes, cremes, sabonetes e até mesmo bijuterias. Os sintomas são vermelhidão, inchaço e descamação. "Na maioria das vezes, a reação não ocorre imediatamente, ou seja, é mais tardia. Por isso, nem sempre a pessoa faz uma associação direta", detalha a autora do estudo e dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Mariana de Figueiredo Silva Hafner.

Para chegar à esta conclusão, a profissional analisou testes feitos entre 2004 e 2018 com 228 pacientes que haviam tido uma reação inflamatória na pálpebra, sendo 89,5% mulheres. "Tradicionalmente, o público feminino costuma ser o mais afetado por dermatites de contato porque expõe-se mais aos produtos de beleza", explica Hafner.

Esmaltes de unha são os maiores culpados

Quando o olho fica irritado, o mais natural é pensar que a causa tenha sido algum produto aplicado na face, mas nem sempre. "Às vezes, não percebemos que levamos as mãos ao rosto e isso causa um contato indireto da face com alérgenos presentes nas mãos, como os dos esmaltes, o que acaba resultando na dermatite na pálpebra", conta a especialista.

Entre os causadores, o maior deles foi o esmalte de unhas (36%), depois vêm os medicamentos tópicos (27,2%), seguidos por cosméticos não especificados (24,5%), tinturas de cabelo e metais ou bijuterias (15,6%), e, por fim, borracha (6,8%) e shampoos (4%).

De acordo com a Agência, o esmalte de unha possui a resina tolueno-sulfonamida, responsável por dar resistência e brilho ao produto. Esta é responsável por causar a alergia. Muitas pessoas não fazem ideia que têm alergia ao esmalte de unha, como aponta Mariana: "O Brasil é o segundo mercado mundial em uso de esmaltes. O costume de pintar as unhas é comum em nosso país, então esse alérgeno causa a sensibilização em uma parcela significativa da população, com valores superiores aos encontrados em outros países".

Como saber se tenho alergia?

Se você já apresentou algum dos sintomas acima e quer saber se tem dermatite de contato, terá de ir a um profissional especializado no assunto. Chegando lá, ele muito provavelmente, te pedirá para fazer o exame de teste de contato. Resumidamente, você ficará com diversos adesivos que contêm várias substâncias alérgenas colados nas suas costas por 48 horas. Depois disso, farão uma leitura para ver se você teve alguma reação inflamatória.

Apesar de não haver cura, o tratamento à alergia específica que a pessoa tiver consegue ajudá-la a melhorar sua qualidade de vida.  Assim, os sintomas diminuirão caso ela entrar em contato com a substância causadora do gatilho.

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade