PUBLICIDADE

Há anos que ouvimos que pesticidas são um problema. O que não sabíamos é que iríamos controlar pragas com lasers

Iniciativa busca combater pragas nas plantações sem o uso de agrotóxicos e químicos nocivos

11 jun 2024 - 18h18
(atualizado em 13/6/2024 às 15h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Carbon Robotics
Carbon Robotics
Foto: Minha Vida

A empresa Carbon Robotics, sediada em Seattle, decidiu usar inteligência artificial e a visão computacional para encontrar novas maneiras de combater pragas em plantações sem o uso de agrotóxicos. O Laser Welder, como é chamada a criação, identifica ervas daninhas no solo em tempo real e as elimina com lasers de alta potência.

Trata-se de um reboque automotivo, de cerca de quatro toneladas, que é ancorado na traseira de um trator, que realiza rondas pelas plantações. Segundo dados da Carbon Robotics, a máquina conta com 30 lasers, um sistema que pode identificar até 2.300 espécies nocivas e eliminar 5 mil ervas daninhas por minuto. A invenção está programada para não atacar insetos que não oferecem riscos às plantações, como abelhas e outros polinizadores. 

Atualmente, outra forma de lidar com a contaminação do solo por pesticidas é realizando plantações em estufas, onde é permitido controlar o ecossistema. Também já é possível identificar pragas, ervas daninhas e outras doenças utilizando apenas as informações extraídas de satélites com dados agronométricos. O próximo passo é articular ferramentas de IA para intervir fisicamente nestes campos.

Na realidade, a intenção das grandes empresas agrícolas é "fazer a transição de um modelo de negócio baseado fundamentalmente em produtos para um modelo baseado em serviços e formação".

...

Veja mais

Veja também

Câncer de mama: o que é, sintomas, tratamento e como prevenir

Usei o medidor de glicose da Ultrahuman por 2 semanas sem ser diabético. Aprendi algo sobre meu corpo, mas não é para todos

5 doenças que podem levar alguém a uma cirurgia de quadril: veja quem corre risco

Clascoterona: novo medicamento promete revolucionar o tratamento da perda de cabelos

Há anos que ouvimos que pesticidas são um problema. O que não sabíamos é que iríamos controlar pragas com lasers

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade