Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Incêndio atinge 829 hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Parque teve área coberta pelo fogo entre a última sexta-feira, 22, e domingo, 24

25 ago 2025 - 14h13
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi atingido por incêndio
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi atingido por incêndio
Foto: Divulgação/ICMBio

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros enfrentou um incêndio em seu entorno e interior entre a última sexta-feira, 22, e domingo, 24. De acordo com a organização do ponto turístico, o fogo já foi extinto.

Segundo o informe sobre a ocorrência publicada no perfil do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros nesta segunda-feira, 25, um incêndio atingiu a região do Morro da Baleia, no entorno do parque. Esse ponto de fogo foi extinto no sábado, 23.

No entanto, a região dos Alpes Goianos, dentro do parque, também foi atingida pelo fogo. Segundo o boletim, o brigadistas decidiram adotar a técnica do "direcionamento de incêndio", quando tentam fazer com que o fogo percorra uma área de queimas prescritas. Isso significa que o foco é direcionado para uma área que já seria queimada e, dessa forma, os estragos são planejados e mitigados. 

Segundo o boletim, essa linha de fogo foi extinta na tarde de ontem, 24. "Seguimos monitorando a área do Parque Nacional dos Veadeiros e seu entorno para evitar que outros incidentes venham a ocorrer", informou a organização do parque no boletim, datado de 24 de agosto.

Mais de 30 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Brigadas Voluntárias atuaram no combate da ocorrência.

Segundo o ICMBio, o incêndio atingiu 829 hectares.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica dentro do bioma Cerrado, conhecido como a "savana brasileira" e que term enfrentado aumento de queimadas nas últimas décadas.

Segundo o boletim de combate aos incêndios do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Cerrado teve cerca de 2 milhões de hectares queimados em 2025 até o dia 19 de agosto.

De acordo com o programa de monitoramento de focos de incêndio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Cerrado já acumulou 20.220 focos de incêndio em 2025 até o dia 24 de agosto. Mesmo que o mês não tenha terminado, já foram identificados 6.063 focos em agosto.

Historicamente, o período de estiagem representa os piores meses de queimadas no país, principalmente em setembro. Segundo o monitoramento do Inpe, os piores índices mensais registrados o Cerrado foram contabilizados em agosto de 2007 - com 35.678 focos - e em setembro de 2010, com 52.491.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade