Defesa Civil emite alerta para chuva forte em SP; cidade entra em estado de atenção para alagamentos
Zonas norte e leste, além de Guarulhos, são as mais afetadas; bairro Santana chegou a registrar 102 mm de chuvas em três horas
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos, em razão de chuvas que atingem a cidade na tarde desta quarta-feira, 7.
A Defesa Civil emitiu um alerta severo para as zonas norte, leste e o município de Guarulhos. As regiões registram raios, ventos e granizo.
De acordo com a Defesa Civil, os acumulados de chuva chegaram a 102 mm no bairro de Santana (zona norte) em três horas. E, no Campo de Marte, também na zona norte, foi registrada rajada de vento de 80km/h.
Na zona leste, a região de Aricanduva chegou a registrar 77 mm de chuvas em três horas. "Volumes elevados para um curto período de tempo", disse a Defesa Civil.
Às 17h23, foi registrado transbordamento do Rio Aricanduva, o que levou o CGE a colocar esta região da capital em estado de alerta (sinalizado na cor vermelha no mapa, a mais grave, dois níveis acima do estado de atenção).
Até as 17h50, São Paulo registrava 11 pontos de alagamento, sendo 8 intransitáveis e 3 transitáveis. O Corpo de Bombeiros recebeu, até as 17h00, três chamados para queda de árvores. Até o momento, não há registro de vítimas ou feridos.
"Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva forte na Zona Norte, principalmente nas subprefeituras da Vila Maria/Guilherme, Santana/Tucuruvi, Casa Verde e Pirituba/Jaraguá", informou o CGE, em nota.
Conforme a Prefeitura de São Paulo, as áreas de chuva foram formadas em decorrência do calor e da entrada de uma brisa marítima na cidade.
Ainda segundo o CGE, as pancadas registradas na zona leste estão se deslocando sentido ABC Paulista, região na Grande SP que reúne cidades como Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.
Os meteorologistas do centro de gerenciamento informam que as próximas horas desta quarta seguem com previsão de tempo instável até o início da noite, "com novas áreas de chuva que podem atuar na cidade de forma isolada com até forte intensidade".