Papa Leão XIV deve visitar Peru entre novembro e dezembro
Segundo episcopado local, viagem do pontífice está '80% confirmada'
O papa Leão XIV deverá visitar o Peru entre os meses de novembro e dezembro, país cuja nacionalidade obteve em 2015 e onde atuou por mais de 20 anos.
A informação foi divulgada pelo jornal local El Comercio, com base em declarações do presidente da Conferência Episcopal do Peru, dom Carlo García Camader.
"O Papa expressou o quanto gostaria de já estar no Peru, porque ama o Peru, e nos disse claramente que é muito provável que seja no mês de novembro, no máximo na primeira semana de dezembro", afirmou o religioso.
Segundo García Camader, a probabilidade da visita é de "80%", restando apenas ajustes logísticos, como a definição da data exata e a coordenação oficial final com o Vaticano.
O governo peruano enviou um convite formal ao Pontífice em 7 de janeiro e já teria recebido uma resposta favorável da Santa Sé.
De acordo com o episcopado, Leão XIV ? nascido Robert Prevost, nos Estados Unidos, e naturalizado peruano ? manifestou repetidamente o desejo de retornar ao país, que considera seu "lar espiritual".
"Falta que os responsáveis processem isso e organizem, mas, de coração, ele deseja vir ao Peru", acrescentou García Camader.
Prevost esteve à frente da diocese de Chiclayo entre 2015 e 2023. Ele chegou ao Peru pela primeira vez em 1985, enquanto preparava sua tese de doutorado. Um ano depois, deixou o país, retornando posteriormente entre 1988 e 1998, período em que exerceu diversos cargos na Ordem de Santo Agostinho.
O então bispo deixou o país sul-americano em janeiro de 2023, após ser nomeado pelo falecido papa Francisco cardeal prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Segundo relatos, os destinos já confirmados da visita incluem Lima e Chiclayo, onde Leão XIV serviu como bispo por mais de duas décadas. Outras regiões também poderão ser incluídas no roteiro, a depender do tempo disponível e da logística. Uma comissão organizadora deve ser criada em março para preparar a visita.
Caso se concretize, a viagem terá forte significado simbólico, pois coincidirá com as comemorações dos 300 anos da canonização de Santo Toribio de Mogrovejo.