Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Militares dos EUA dizem que realizaram ataques a três embarcações no Pacífico

16 dez 2025 - 08h55
Compartilhar
Exibir comentários

O Comando Sul dos EUA afirmou na segunda-feira que realizou ataques a três embarcações em águas internacionais, matando oito homens.

"A inteligência confirmou que as embarcações estavam transitando ao longo de rotas conhecidas de narcotráfico no Pacífico Oriental e estavam envolvidas com o narcotráfico", disseram os militares em um post no X.

Os Estados Unidos atacaram mais de 20 embarcações no Oceano Pacífico e no Mar do Caribe, perto da Venezuela, como parte de uma campanha militar lançada pelo presidente Donald Trump contra o contrabando de drogas da região.

Pelo menos 90 supostos contrabandistas de drogas foram mortos no processo.

O uso das Forças Armadas para atacar embarcações suspeitas de tráfico de drogas marca um grande afastamento da forma como os EUA têm lidado historicamente com elas.

O governo Trump tem buscado defender a legalidade dos ataques, que, segundo alguns especialistas em direito, constituem execuções extrajudiciais ilegais.

"Nossas operações na região de Southcom são legais de acordo com as leis americanas e internacionais, com todas as ações em conformidade com a Lei de Conflitos Armados", disse a secretária de imprensa do Pentágono, Kingsley Wilson, a repórteres no início deste mês.

Os ataques são vistos como precursor dos ataques terrestres dos EUA contra a Venezuela que, segundo Trump, começarão em breve.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade