Militares dos EUA dizem que realizaram ataques a três embarcações no Pacífico
O Comando Sul dos EUA afirmou na segunda-feira que realizou ataques a três embarcações em águas internacionais, matando oito homens.
"A inteligência confirmou que as embarcações estavam transitando ao longo de rotas conhecidas de narcotráfico no Pacífico Oriental e estavam envolvidas com o narcotráfico", disseram os militares em um post no X.
Os Estados Unidos atacaram mais de 20 embarcações no Oceano Pacífico e no Mar do Caribe, perto da Venezuela, como parte de uma campanha militar lançada pelo presidente Donald Trump contra o contrabando de drogas da região.
Pelo menos 90 supostos contrabandistas de drogas foram mortos no processo.
O uso das Forças Armadas para atacar embarcações suspeitas de tráfico de drogas marca um grande afastamento da forma como os EUA têm lidado historicamente com elas.
O governo Trump tem buscado defender a legalidade dos ataques, que, segundo alguns especialistas em direito, constituem execuções extrajudiciais ilegais.
"Nossas operações na região de Southcom são legais de acordo com as leis americanas e internacionais, com todas as ações em conformidade com a Lei de Conflitos Armados", disse a secretária de imprensa do Pentágono, Kingsley Wilson, a repórteres no início deste mês.
Os ataques são vistos como precursor dos ataques terrestres dos EUA contra a Venezuela que, segundo Trump, começarão em breve.