Enel lucrou quase 7 bilhões de euros em 2025
Segundo relatório, receita da empresa apresentou um aumento de 1,9%
O grupo energético italiano Enel informou nesta quinta-feira (5) que encerrou 2025 com um lucro líquido entre 6,7 e 6,9 bilhões de euros, ligeiramente acima do limite superior da faixa de projeção.
De acordo com o balanço divulgado pela multinacional do setor de energia, a receita apresentou um aumento de 1,9%, alcançando 80,4 bilhões de euros, enquanto a dívida financeira líquida da empresa somou 57,2 bilhões de euros, um crescimento de 2,5%.
O comunicado também destacou que o índice de dívida financeira líquida sobre o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ordinário, de 2,5 vezes, está entre os melhores do setor de serviços públicos.
Segundo a Enel, a redução das margens na Itália, causada pelos menores preços médios cobrados dos clientes finais e pela menor disponibilidade de recursos hídricos, foi mais do que compensada pela contribuição positiva das operações internacionais.
A nota acrescenta ainda que os fluxos de caixa das atividades operacionais "compensaram substancialmente as necessidades de caixa para investimentos e o pagamento de dividendos".
"A variação da dívida financeira líquida também se deve ao desempenho positivo das taxas de câmbio da dívida e às necessidades relacionadas à aquisição de ações próprias pela Enel, Endesa e Enel Américas", informou a companhia.
Por fim, o documento ressalta que as maiores receitas com a venda de commodities no mercado atacadista, em um contexto de aumento dos preços médios em relação ao ano anterior, além da melhoria das receitas de rede, "mais do que compensaram os efeitos da queda dos preços médios de venda aplicados a clientes residenciais e pequenas e médias empresas". .