Script = https://s1.trrsf.com/update-1770239730/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo Trump investiga Nike por 'discriminação contra pessoas brancas'

Empresa havia estabelecido a meta de que 30% da equipe de gestão da companhia fosse composta por minorias raciais e étnicas

5 fev 2026 - 07h53
(atualizado às 07h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O governo Trump investiga a Nike por suposta discriminação contra pessoas brancas devido a metas de diversidade na gestão, enquanto a empresa nega irregularidades e afirma cooperar com a apuração.
Donald Trump, presidente dos EUA
Donald Trump, presidente dos EUA
Foto: Reprodução | Instagram

O governo Trump solicitou, nesta quarta-feira, 4, a um tribunal do Missouri que obrigue a Nike a cumprir uma intimação ligada a acusações de que as práticas de contratação da empresa discriminam pessoas brancas.

Segundo a Comissão de Igualdade de Oportunidades de Emprego dos Estados Unidos (EEOC), a companhia pode ter violado a lei "ao adotar um padrão ou prática de tratamento discriminatório contra funcionários, candidatos e participantes de programas de treinamento brancos". A Nike havia estabelecido a meta de que 30% da equipe de gestão fosse composta por minorias raciais e étnicas.

O processo cita alegações feitas em 2024 pela comissária da EEOC, Andrea Lucas. Ainda segundo a comissão, a empresa "não forneceu todas as informações solicitadas".

A Nike diz que a ação é uma "escalada surpreendente e incomum" e afirma ter mantido uma cooperação "ampla e de boa-fé" na investigação. "Estamos comprometidos com as práticas trabalhistas justas e legais e cumprimos todas as leis aplicáveis, incluindo aquelas que proíbem a discriminação", declarou a empresa.

A companhia já se posicionou sobre questões sociais e políticas em diversas ocasiões, mas foi criticada pelo presidente Donald Trump e outras figuras conservadoras. /AFP

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade