Previsão de neve em Paris resulta no cancelamento de voos nos aeroportos Charles de Gaulle e Orly
A previsão de neve para o norte da França e a região parisiense neste domingo (15) levou companhias aéreas a reduzirem a programação de voos nos aeroportos Charles de Gaulle e Orly. As autoridades locais também alertam para possíveis transtornos nas estradas e nos transportes públicos.
Quinze regiões do norte da França estão em vigilância laranja (risco elevado) para neve e gelo, segundo a Météo‑France, agência nacional de meteorologia do país. O episódio será breve, com precipitações de 3 a 6 centímetros neste domingo, "mas com acúmulo no solo capaz de impactar temporariamente os transportes", indica.
Em comunicado, a Direção‑Geral da Aviação Civil (DGAC) anunciou a redução da programação de voos em 30% no aeroporto Charles de Gaulle e em 20% em Orly. O órgão recomendou que os passageiros consultem as companhias aéreas para verificar a situação de seus voos e acrescentou que suas equipes "seguem totalmente mobilizadas para garantir a continuidade do serviço nas melhores condições de segurança".
A operadora do transporte público na região parisiense, a Île‑de‑France Mobilités, informou em uma mensagem no X que o acúmulo de neve no solo pode perturbar a circulação dos ônibus e recomenda aos usuários que verifiquem a situação das linhas nos aplicativos e em seu site.
Já a SNCF, a companhia ferroviária pública da França, afirmou que não prevê, por enquanto, "nenhuma adaptação de seu plano de transporte". No entanto, recomenda aos usuários que consultem os "canais de compra de passagens" para obter informações sobre viagens.
Por medida de precaução, a Secretaria de Segurança Pública de Paris reduziu em 20 km/h a velocidade permitida nas rodovias da região parisiense neste domingo para todos os veículos.
Chuvas e inundações no sudoeste
A região sudoeste da França é atingida por fortes chuvas, com risco de inundações. O serviço meteorológico também alerta que novas precipitações chegarão à região noroeste do país a partir deste domingo, estendendo-se por grande parte do território na segunda-feira (16).
Quase 600 pessoas foram retiradas de suas casas em duas áreas no sudoeste pelas autoridades locais, por medida de precaução. No noroeste, perto da cidade de Nantes, entre 850 e 900 pessoas foram evacuadas de zonas com risco de enchentes.
RFI com AFP