Script = https://s1.trrsf.com/update-1770239730/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

BCE mantém juros inalterados e aponta 'incertezas'

Apesar disso, instituição destacou resiliência da zona do euro

5 fev 2026 - 10h39
(atualizado às 11h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O Banco Central Europeu (BCE) manteve inalteradas as taxas de juros na zona do euro pela quinta reunião seguida, diante de perspectivas ainda "incertas" no cenário geopolítico e comercial internacional.

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Com isso, a taxa sobre depósitos continua em 2%; a taxa de refinanciamento, em 2,15%; e a taxa sobre empréstimos marginais, em 2,40%.

Em comunicado, a instituição disse que a inflação deve se estabilizar na meta de 2% em longo prazo e que a economia da zona do euro continua mostrando "boa capacidade de resiliência em um difícil contexto mundial", com "o baixo nível de desemprego, a solidez nos balanços do setor privado e os efeitos favoráveis de reduções passadas dos juros sustentando o crescimento".

"Ao mesmo tempo, as perspectivas ainda são incertas, sobretudo por causa da indeterminação das políticas comerciais e das tensões geopolíticas em nível mundial", acrescentou o BCE.

Segundo a nota, a instituição não se compromete com trajetórias pré-determinadas para as taxas de juros e "adotará uma abordagem baseada em dados" para definir a orientação adequada da política monetária.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade