PUBLICIDADE

Ásia

Mais de 19 mil pessoas são evacuadas por erupção de vulcão na Indonésia

31 dez 2013 - 04h31
Compartilhar
Exibir comentários
Pássaros sobrevoam nas proximidades do Monte Sinabung
Pássaros sobrevoam nas proximidades do Monte Sinabung
Foto: AP

Mais de 19 mil pessoas tiveram que ser evacuadas na ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia, por causa do vulcão Sinabung, que está há vários meses em erupção, informaram nesta terça-feira fontes oficiais. O Monte Sinabung, situado no norte de Sumatra, está lançando desde a noite de ontem pedras e cinzas que chegam a mais de 7 mil metros de altitude, informou o porta-voz do Conselho Nacional para a Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

O órgão divulgou em seu último relatório que 19.126 pessoas foram levadas para 31 centros de evacuação estabelecidos pelo governo local. "O Monte Sinabung se encontra desde o dia 24 de novembro em estado 'Awar', o nível de alerta 4 (o mais elevado), e recomendamos que não haja nenhuma atividade humana em um raio de 5 quilômetros da cratera", afirmou Nugroho na nota.

O porta-voz disse que policiais e militares estão percorrendo a área de risco para retirar os moradores que ainda relutam em deixar suas casas. A Indonésia está localizada sobre o chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 são qualificados como perigosos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade