PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Rússia tem até 25.000 soldados tentando invadir a área de Chasiv Yar, diz Ucrânia

22 abr 2024 - 13h46
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia tem uma força de 20.000 a 25.000 soldados tentando invadir a cidade de Chasiv Yar, no leste da Ucrânia, e as aldeias vizinhas, disseram militares ucranianos nesta segunda-feira, descrevendo a situação na área como difícil.

A Ucrânia tem controle total de Chasiv Yar, que fica em um terreno estratégico elevado na região parcialmente ocupada de Donetsk, mas o principal comandante ucraniano disse que a Rússia quer capturar a cidade até 9 de maio, quando se comemora o Dia da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial.

"A situação ao redor da cidade é difícil, mas é possível controlá-la... Nossos defensores estão recebendo reforços e estabilizando a linha", disse Nazar Voloshyn, porta-voz do comando militar do leste.

"Há algo em torno de 20.000 a 25.000 militares russos tentando invadir Chasiv Yar e os arredores dos assentamentos próximos a ela", disse ele em comentários televisionados na emissora pública Suspilne.

A captura de Chasiv Yar aproximaria a Rússia de duas cidades estrategicamente importantes sob controle ucraniano, Kramatorsk e Sloviansk.

A Rússia já está avançando, mas espera-se que a assistência militar dos EUA, há muito adiada, chegue à Ucrânia para aliviar a escassez crítica de munição em questão de dias, após a aprovação final prevista para esta semana.

"É difícil para nossos soldados, mas receber a assistência necessária equilibrará a situação", disse o presidente Volodymyr Zelenskiy no Telegram.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade