PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Henrique Capriles confirma que será candidato à presidência da Venezuela

O principal líder da oposição fez o anúncio na noite deste domingo

10 mar 2013 - 21h47
(atualizado em 11/3/2013 às 04h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Líder opositor informou que fará o registro de sua candidatura nesta segunda-feira.
Líder opositor informou que fará o registro de sua candidatura nesta segunda-feira.
Foto: EFE

O governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles, anunciou na noite deste domingo que vai enfrentar o presidente interino Nicolás Maduro nas urnas no próximo dia 14 de abril, quando acontecem as eleições presidenciais na Venezuela. Em coletiva de imprensa, o principal opositor não poupou críticas ao governo e ao candidato do Partido Socialista Unido da Venezuela (Psuv). 

"Eu vou lutar junto com todos vocês. Nicolás, eu não vou deixar o caminho livre para você. Você vai ter que me derrotar com votos. Eu vou lutar por esse país, custe o que custar!", disse Capriles. Ele também fez um apelo pelo apoio dos demais partidos de oposição. "O que eu posso oferecer é uma pátria unida. Nicolás não é Chávez. E vocês sabem", provocou.

"Vocês usam o corpo do presidente para fazer campanha", acusou. Capriles voltou a criticar o governo venezuelano e acusou o presidente interino, Nicolás Maduro, de ter mentido sobre a saúde de Hugo Chávez. "Vocês sabem que o presidente Chávez não assinou nenhum decreto! Vocês sabem que o presidente Chávez nunca se recuperou", afirmou.

O opositor voltou a ler trechos da Constituição para criticar a autorização dada pelo Supremo Tribunal de Justiça para que Maduro seja presidente interino e candidato ao mesmo tempo. Ele informou que fará o registro de sua candidatura nesta segunda-feira à tarde. Capriles ainda pediu desculpas aos companheiros de partido por eventuais erros que tenha cometido na campanha passada.

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela convocou novas eleições para o dia 14 de abril. De acordo com a Constituição, em caso de falta absoluta do presidente - como foi o caso com a morte de Hugo Chávez - um novo pleito direto deve escolher que comandará o país até o final do mandato.

Na eleições presidencial de 7 de outubro, Capriles teve 6.591.304 votos, 1,6 milhão a menos que Chávez. Ele representou a Mesa da Unidade Democrática (Mud), que realizou primárias e uniu vários grupos de oposição em um único candidato.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade