Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Embraer: O que se sabe sobre carro voador desenvolvido em parceria com o Bahrein?

4 nov 2025 - 15h23
Compartilhar
Exibir comentários

A Eve, empresa subsidiária da Embraer, responsável por produzir os carros voadores em Taubaté (SP), anunciou um acordo com o governo do Reino do Bahrein, país do Oriente Médio. Segundo a empresa, a parceria surgiu com apoio do Ministério de Transporte e Telecomunicações durante o Gulf Investment Forum 2025.

Embraer faz nova parceria para carros elétricos com governo do Bahrein
Embraer faz nova parceria para carros elétricos com governo do Bahrein
Foto: Buddhika Weerasinghe/Getty Images / Perfil Brasil

O acordo, segundo a empresa, irá acelerar a preparação do ecossistema regulatório, operacional e de infraestrutura do Bahrein para operações com aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, ou seja, os carros voadores (eVTOLs).

A parceria busca enfatizar operações de emissão zero, baixo ruído e programas de capacitação profissional. É esperado que as operações comerciais comecem em 2028 e se expandam para rotas internacionais até 2029.

Também foi informado que a Eve está avaliando rotas de traslado e turísticas em Dubai, Abu Dhabi, Riade, Jidá, Doha, Istambul e Manama, para economizar tempo dos passageiros e oferecer experiências únicas de mobilidade para residentes e turistas.

Carro voador da Embraer fará voo inaugural em dezembro

Além da parceria com o governo do Reino do Bahrein, a Embraer também possui outra novidade para a Eve Air Mobility. Em dezembro, a empresa terá o primeiro voo de um carro voador produzido pela subsidiária que deve começar a operar comercialmente em 2027, após a certificação junto aos órgãos reguladores no Brasil e nos Estados Unidos.

O eVTOL tem 2,8 mil unidades encomendadas em nove países e será produzido na fábrica de Taubaté. A unidade, escolhida pela combinação de infraestrutura, mão de obra qualificada e proximidade com o polo tecnológico de São José dos Campos, terá capacidade para montar até 480 unidades por ano.

Projetado para reduzir significativamente o tempo de deslocamento em rotas urbanas estratégicas, o modelo possui autonomia de até 100 quilômetros e espaço para cinco ocupantes: um piloto e quatro passageiros.

Segundo estimativas da Eve, um trajeto entre a zona sul de São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos, que pode levar até 150 minutos por via terrestre, deve ser percorrido em cerca de 15 minutos pelo ar.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Eve Air Mobility (@eveairmobility)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade