O que se sabe sobre o caso do secretário da prefeitura de GO que atirou contra os dois filhos
Thales Machado era genro do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo; polícia apura a motivação do crime
Thales Machado, o secretário de Governo da prefeitura de Itumbiara, no Sul de Goiás, atirou contra os dois filhos, de 12 e 8 anos, na madrugada desta quinta-feira, 12, e tirou a própria vida na sequência. É o que indica a investigação do caso, que segue em andamento pela Polícia Civil. Nas redes sociais, ele deixou uma carta com supostas motivações. Entenda o que se sabe até o momento.
O que está sendo investigado?
Conforme apurado pelo Terra junto à Polícia Civil, Thales teria atirado contra as duas crianças na casa em que a família morava. Depois do crime, ele atirou contra si. Segundo a TV Anhanguera, o filho mais velho chegou a ser levado para o Modesto de Carvalho (HMMC), mas não resistiu aos ferimentos.
Já o caçula foi encaminhado para o Hospital Estadual de Itumbiara, em São Marcos, onde está internado em estado grave. À reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que preservará informações sobre o estado de saúde da vítima.
A Polícia Militar não entrou em detalhes sobre a ocorrência, incialmente atendida pela corporação. No entanto, a Civil confirmou que o caso é tratado como homicídio consumado e homicídio tentado, tendo como autor Thales, seguidos de seu suicídio. À princípio, não há elementos que indiquem a participação de terceiros.
Um inquérito foi aberto para investigar o crime pelo Grupo de Investigação de Homicídios de Itumbiara (GIH). “O GIH acompanhou os trabalhos da perícia técnico-científica até a remoção do corpo e segue em campo com levantamentos, oitivas e requisições periciais, preservando o sigilo do inquérito e respeitando a dor dos familiares”, finalizaram.
O que motivou Thales Machado?
A motivação ainda é apurada pelas autoridades. Porém, em paralelo, circula nas redes sociais uma carta publicada no perfil de Thales. No texto, ele diz que a ‘harmonia e respeito’ chegou a um ‘limite do improvável’ e cita uma suposta traição. Na sequência, pede desculpas, agradece conhecidos e pede perdão a Deus.
“Perdão, Deus, Jesus Cristo, Nossa Senhora Aparecida e Santa Rita de Cássia. Que rogue por mim e que se ainda existir o mínimo de compaixão, me perdoa”, escreveu, em trecho da carta. No momento, seu perfil foi trancado apenas para seguidores.
Luto
Em nota de pesar, o vice-prefeito da cidade, Ricardo Mota, publicou uma nota de pesar. “Hoje recebemos, com profunda tristeza, a notícia da tragédia que abalou a cidade de Itumbiara. Neste momento de dor e consternação, manifesto minha solidariedade ao prefeito Dione, aos familiares e a toda a população”, escreveu, pedindo a Deus por conforto.
A escola Gabarito, onde estudava uma das crianças que foi vítima, informou que não terá aulas nesta quinta-feira, 12, nem na sexta-feira, em respeito ao ocorrido. As atividades serão retomadas apenas no dia 19. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso aluno. Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, desejando força e conforto a todos”, escreveram, em nota de pesar.
Atenção! Em caso de pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, por e-mail, chat ou pessoalmente. Confira um posto de atendimento mais próximo de você (https://www.cvv.org.br/postos-de-atendimento/)