Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

PM prende suspeito de matar estudante de psicologia que desapareceu na saída do trabalho, em MG

Ao Terra, a Polícia Militar mineira confirmou a prisão de Ítalo Jeferson da Silva, de 43 anos, que acabou confessando o crime

12 fev 2026 - 18h30
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários
PM prende suspeito de abusar e matar estudante de psicologia na Grande BH:

A Polícia Militar de Minas Gerais confirmou, nesta quinta-feira, 12, a prisão de Ítalo Jeferson da Silva, de 43 anos, suspeito pelo homicídio da estudante de psicologia Vanessa Lara de Oliveira Silva, 23, em Juatuba, na Grande BH. Segundo a corporação, Ítalo confessou a autoria do crime.

De acordo com a capitã da PMMG Lorena Azevedo, a prisão aconteceu na cidade de Carmo do Cajuru, a cerca de 115 quilômetros da capital Belo Horizonte, após denúncias anônimas de que o suspeito estaria em um vagão de trem. 

Lorena destacou que Ítalo tentou fugir correndo ao perceber a presença da PM, mas acabou capturado. Já sob custódia, o suspeito confessou e deu detalhes sobre a dinâmica do crime contra Vanessa. 

"Ele falou que a matou com estrangulamento, usando um cabo de telefone, e depois teria tentado se evadir no primeiro trem que pegasse, que foi esse de Juatuba sentido a Carmo do Cajuru. Confessou que sabia que, uma hora ou outra, seria preso, que já sabia do mandado de prisão em aberto", explicou a capitã. 

A PM de Minas Gerais prendeu Ítalo Jeferson da Silva, 43, suspeito de abusar sexualmente e matar a estudante Vanessa Lara de Oliveira Silva
A PM de Minas Gerais prendeu Ítalo Jeferson da Silva, 43, suspeito de abusar sexualmente e matar a estudante Vanessa Lara de Oliveira Silva
Foto: Divulgação/Polícia Militar

A oficial ressaltou que o trem usado por Ítalo na fuga não é voltado ao transporte de passageiros, mas sim de grãos: "Saiu sem destino no primeiro veículo que conseguiu tomar. Inclusive, usou esse trem, tentando ocultar a sua fuga". 

O suspeito, por outro lado, não falou sobre a motivação do crime, mas que apenas 'identificou que era uma mulher, praticou o estupro e depois teria estrangulado', explicou Lorena: "E, em nenhum momento, demonstrou arrependimento". 

Ela destacou que Ítalo permanece sob custódia durante a elaboração do Registro de Evento de Defesa Social (REDS) e, então, será encaminhado à Polícia Civil para a apresentação da ocorrência. O caso permanece sob investigação. 

Vanessa Lara de Oliveira Silva foi encontrada morta em uma área de mina na Grande BH
Vanessa Lara de Oliveira Silva foi encontrada morta em uma área de mina na Grande BH
Foto: Reprodução/TV Globo

Entenda o crime

Vanessa Lara de Oliveira Silva era estudante do 7º período do curso de Psicologia da Faculdade Católica de Pará de Minas (Fapam). Ela desapareceu na última segunda-feira, 9, após encerrar o expediente em uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte.  

De acordo com a TV Globo Minas, a estudante de psicologia saiu da unidade do Sine, em Juatuba, por volta das 14h de segunda. Imagens de câmeras de monitoramento registraram o momento em que ela deixa o local para ir para a casa. Em outro registro, ela aparece caminhando por uma rua da cidade. 

Ela costumava ir a pé da unidade para um ponto de ônibus, às margens da Rodovia 262, onde pegava o coletivo para ir à Pará de Minas.

No entanto, ela foi morta no meio do caminho. Um fotógrafo que auxiliava a família nas buscas localizou com o auxílio de um drone o corpo de Vanessa na Rua Antônio Dias, na terça-feira, 10. 

Em seguida, as autoridades foram acionadas. Ao Terra, a Polícia Civil informou que quando chegou ao local, apreendeu um notebook, um celular e uma mochila com roupas. Em seguida, o corpo da vítima foi encaminhado ao Posto Médico-Legal, em Betim, para ser submetido a exames. 

O corpo foi liberado ainda na terça e o sepultamento ocorreu nesta quarta-feira, 11, na cidade onde a jovem morava.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade