PM prende suspeito de matar estudante de psicologia que desapareceu na saída do trabalho, em MG
Ao Terra, a Polícia Militar mineira confirmou a prisão de Ítalo Jeferson da Silva, de 43 anos, que acabou confessando o crime
A Polícia Militar de Minas Gerais confirmou, nesta quinta-feira, 12, a prisão de Ítalo Jeferson da Silva, de 43 anos, suspeito pelo homicídio da estudante de psicologia Vanessa Lara de Oliveira Silva, 23, em Juatuba, na Grande BH. Segundo a corporação, Ítalo confessou a autoria do crime.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a capitã da PMMG Lorena Azevedo, a prisão aconteceu na cidade de Carmo do Cajuru, a cerca de 115 quilômetros da capital Belo Horizonte, após denúncias anônimas de que o suspeito estaria em um vagão de trem.
Lorena destacou que Ítalo tentou fugir correndo ao perceber a presença da PM, mas acabou capturado. Já sob custódia, o suspeito confessou e deu detalhes sobre a dinâmica do crime contra Vanessa.
"Ele falou que a matou com estrangulamento, usando um cabo de telefone, e depois teria tentado se evadir no primeiro trem que pegasse, que foi esse de Juatuba sentido a Carmo do Cajuru. Confessou que sabia que, uma hora ou outra, seria preso, que já sabia do mandado de prisão em aberto", explicou a capitã.
A oficial ressaltou que o trem usado por Ítalo na fuga não é voltado ao transporte de passageiros, mas sim de grãos: "Saiu sem destino no primeiro veículo que conseguiu tomar. Inclusive, usou esse trem, tentando ocultar a sua fuga".
O suspeito, por outro lado, não falou sobre a motivação do crime, mas que apenas 'identificou que era uma mulher, praticou o estupro e depois teria estrangulado', explicou Lorena: "E, em nenhum momento, demonstrou arrependimento".
Ela destacou que Ítalo permanece sob custódia durante a elaboração do Registro de Evento de Defesa Social (REDS) e, então, será encaminhado à Polícia Civil para a apresentação da ocorrência. O caso permanece sob investigação.
Entenda o crime
Vanessa Lara de Oliveira Silva era estudante do 7º período do curso de Psicologia da Faculdade Católica de Pará de Minas (Fapam). Ela desapareceu na última segunda-feira, 9, após encerrar o expediente em uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a TV Globo Minas, a estudante de psicologia saiu da unidade do Sine, em Juatuba, por volta das 14h de segunda. Imagens de câmeras de monitoramento registraram o momento em que ela deixa o local para ir para a casa. Em outro registro, ela aparece caminhando por uma rua da cidade.
Ela costumava ir a pé da unidade para um ponto de ônibus, às margens da Rodovia 262, onde pegava o coletivo para ir à Pará de Minas.
No entanto, ela foi morta no meio do caminho. Um fotógrafo que auxiliava a família nas buscas localizou com o auxílio de um drone o corpo de Vanessa na Rua Antônio Dias, na terça-feira, 10.
Em seguida, as autoridades foram acionadas. Ao Terra, a Polícia Civil informou que quando chegou ao local, apreendeu um notebook, um celular e uma mochila com roupas. Em seguida, o corpo da vítima foi encaminhado ao Posto Médico-Legal, em Betim, para ser submetido a exames.
O corpo foi liberado ainda na terça e o sepultamento ocorreu nesta quarta-feira, 11, na cidade onde a jovem morava.
