PUBLICIDADE

Esclareça todas as suas dúvidas sobre reprodução humana

18 dez 2018 - 23h10
Compartilhar
Exibir comentários

Hoje, existem várias alternativas para quem deseja ter filhos, mesmo que seja em uma idade mais tardia, ou, após fazer algum processo contraceptivo. Vamos esclarecer 5 dúvidas frequentes sobre reprodução humana.

Foto: DINO / DINO

Homens com vasectomia podem voltar a ter filhos?

Uma das dúvidas sobre reprodução humana mais frequentes é em relação a homens que fizeram vasectomia. Muita gente se pergunta se é possível que eles tenham filhos no futuro.

A resposta é sim. Existem alternativas que possibilitam a reversão da vasectomia (caso os vasos não tenham sido cauterizados). Também é possível fazer uma fertilização in vitro nesse caso.

É possível estender a fertilidade da mulher?

Sim, a fertilidade da mulher pode ser estendida através de alguns hábitos e processos. Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e evitar vícios como tabagismo são atos diários que fazem toda a diferença para que a mulher seja mais fértil.

Além disso, existem processos como o congelamento de óvulos, que pode estender a fertilidade feminina. Assim, a mulher pode engravidar posteriormente, mas garantindo óvulos com mais chances de sucesso.

Com que idade homens e mulheres começam a ficar inférteis?

Essa é uma das dúvidas sobre reprodução humana mais comuns.

Bom, o início da infertilidade em homens e mulheres pode variar bastante de caso para caso. Pois, dependerá de fatores genéticos e hábitos diários.

Mas, no geral, registra-se uma queda na fertilidade das mulheres após os 35 anos de idade. A partir desse período a demanda por óvulos continua a mesma, mas, a produção vai caindo ano a ano.

Já no caso dos homens isso começa a acontecer após os 50. No entanto, nas últimas décadas tem se registrado uma queda na contagem de espermatozoides. Pesquisas apontam que homens que vivem em regiões industrializadas tiveram a contagem reduzida pela metade nos últimos 60 anos.

E isso é um dos fatores que tem contribuído para a infertilidade de casais.

É possível escolher o sexo do bebê através da reprodução assistida?

Mais uma das dúvidas sobre reprodução humana que muitas pessoas apresentam é em relação ao processo de reprodução assistida.

Vários casais desejam escolher o sexo do bebê. Contudo, isso só é possível em casos específicos como, por exemplo, para evitar a transmissão de doenças determinadas pelo sexo. Fora desses casos, a sexagem não pode ocorrer. Os médicos não têm autorização do Conselho Federal de Medicina (CFM), sob o risco de sofrer sansões éticas.

Quando é indicado procurar uma clínica para estender a fertilidade?

Se o homem ou a mulher tem desejo de ter filhos futuramente, é recomendado procurar uma clínica o quanto antes. Isso porque os procedimentos para extensão da fertilidade têm mais chances de sucesso se forem realizados antes dos 35 anos, no caso das mulheres e 50 no caso de homens.

Essas são apenas algumas das dúvidas sobre reprodução humana mais comuns. Procure um especialista em fertilidade para saber mais sobre os processos de reprodução assistida e de extensão de fertilidade.

Dr. Alfonso Araújo Massaguer - CRM 97.335

www.mae.med.br     

É Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ginecologista e Obstetra pelo Hospital das Clínicas e Especialista em Reprodução Humana pelo Instituto Universitário Dexeus - Barcelona. Dr. Alfonso é diretor clínico da MAE (Medicina de Atendimento Especializado) especializada em reprodução assistida. É professor responsável pelo curso de reprodução humana da FMU e membro da Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), das Sociedades Catalãs de Ginecologia e Obstetrícia e Americana de Reprodução Assistida (ASRM). Também é diretor técnico da Clínica Engravida e autor de vários capítulos de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana em livros de medicina.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade