Volvo reduz (mesmo) as emissões de CO2 e dá exemplo para indústria
Volvo dobra meta em ações climáticas, planeja cortar a emissão de CO2 em 75% até 2030 e quer aproximar de zero a emissão de alumínio e aço
A Volvo vai lançar um modelo 100% elétrico, o EX30, no Brasil em 2024, com preço competitivo. Para atingir seu objetivo ambicioso de reduzir emissões de CO2 em 75% até 2030, ela soma o objetivo de vender apenas carros elétricos zero-emissão.
A Volvo é a montadora ocidental que mais leva a sério a questão da descarbonização. Ao contrário de muitas marcas, que ligam uma bateria para o carro elétrico e acendem uma chaminé para os motores a combustão, a Volvo está focada em carros 100% elétricos, ou seja, zero emissão na utilização.
A Volvo Cars anunciou que está dobrando a meta do seu plano de ação – que já era um dos mais ambiciosos da indústria automotiva – e buscando reduzir as emissões de CO₂ por carro em 75% até 2030, ampliando a meta anunciada em 2018.
Este novo anúncio soma à ambição da Volvo de se tornar neutra climaticamente até 2040, e de reduzir as emissões de CO2 por carro em 40% entre 2018 e 2025. Durante os primeiros nove meses de 2023, as emissões de CO2 por carro foram 19% mais baixas, se comparadas a 2018.
Para atingir uma meta tão ambiciosa, como a redução de 75% para 2030, a Volvo manterá seu objetivo de só vender carros 100% elétricos até 2030, eliminando assim as emissões dos escapes da frota. Um exemplo para a indústria tradicional.
A Volvo Cars também se uniu à empresa sueca SSAB para produzir aço de alta qualidade e emissão quase zero para a indústria automotiva. Com isso, a marca garantiu acesso a chapas de aço recicladas e com emissão quase zero da SSAB, que planeja usar nos seus carros a partir de 2026.
"O mundo precisa urgentemente se unir e agir, para evitar os piores efeitos da mudança climática", disse Javier Varela, vice-presidente da Volvo Cars. "Estamos comprometidos em fazer a nossa parte e a gente pede que líderes políticos e do mundo de negócios por todo o mundo façam a parte deles."
Mas pelo menos na COP 28, em Dubai, o pedido da Volvo não foi ouvido. Não houve consenso entre os países para reduzir o uso de combustíveis fósseis.
Em 2024 a montadora sueca vai lançar no Brasil o Volvo EX30, um modelo inédito, 100% elétrico, com preços muito competitivos, na faixa de muitos caros com motor a combustão interna. Mesmo com os novos impostos para carros elétricos importados, a Volvo decidiu absorver parte dos custos para manter o EX30 coim preços competitivos.
