5 carros isentos de IPVA em 2026 que 'quase' não dão dor de cabeça
Selecionamos algumas opções que não terão de pagar o imposto a partir do próximo ano; confira
A partir de 2026, carros com 20 anos ou mais de fabricação estão isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Assim, veículos feitos até 2006 não têm de pagar a taxa.
É algo, vale frisar, que já era regra na maioria dos estados do País. Apenas cinco foram agraciados com o benefício: Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.
Pensando nisso, listamos cinco boas opções de carros isentos de IPVA em 2026 que não dão 'quase' dor de cabeça para o usuário. São veículos com bons predicados e confiabilidade acima da média se levarmos em consideração idade.
Mesmo assim, aviso aos navegantes: apesar do atrativo da isenção do IPVA, é fundamental realizar uma análise cautelosa antes da compra. Modelos com duas décadas de uso demandam verificação do histórico de manutenção, checagem da integridade estrutural e da situação documental.
Dito isso, vamos aos cinco carros isentos de IPVA em 2026 que 'quase' não dão dor de cabeça. Confira abaixo:
Chevrolet Prisma
Derivado do Celta, o Chevrolet Prisma de primeira geração se estabeleceu como um dos sedãs de melhor custo-benefício do mercado. Seu apelo está na mecânica simples e no baixo custo de manutenção, sendo frequentemente um dos modelos mais vendidos em sua categoria.
O três volumes tem como trunfo o conjunto 1.4 flex (que rende até 97 cv de potência e 12,9 kgfm de torque) e câmbio manual de cinco marchas. Empurra com dignidade o sedã de 905 kg.
Hyundai Santa Fe
A segunda geração do Santa Fe chegou ao Brasil em 2006 e consolidou a Hyundai no segmento de SUVs. Com tração integral e foco em conforto, o modelo era opção interessante ante rivais japoneses e europeus.
Robusto, dono de bom acabamento e de espaço interno mais que adequado, o modelo tem como destaque o motor V6 2.7 em alumínio que rende 200 cv de potência e 25,3 kgfm de torque. O câmbio é automático de quatro marchas.
Fiat Idea
Aqui o redator admite que deu uma leve enganada. O Fiat Idea foi lançada em agosto de 2005 como linha 2006. No entanto, a minivan é uma ótima opção para a família e merece estar nesta singela lista.
A posição de dirigir elevada é um atrativo para os que usualmente torcem o nariz para minivans e veem nos SUVs opção mais interessante. Além disso, o Fiat Idea é um modelo espaçoso e versátil.
A versão HLX vem com motor 1.8 flex de até 118 cv e 18,5 kgfm. O câmbio da opção, topo de linha à época do lançamento, é manual de cinco marchas.
Honda Civic
O Honda Civic de oitava geração chegou ao mercado em 2006 sob a alcunha de New Civic. Os faróis e o elemento da grade trabalham em uníssono a fim de garantir uma das dianteiras mais harmoniosas da história do sedã. Além disso, o desenho arrojado rompeu com o status quo do segmento na época.
No interior, o New Civic encanta pelo painel em dois níveis. Outro ponto do modelo que modelo se encontra sob o capô: o motor 1.8 de 140 cv. Isso sem falar na suspensão traseira independente que garante ao sedã boa dirigibilidade.
Volkswagen SpaceFox
A Volkswagen tentou preencher a lacuna deixada pela Parati com a SpaceFox. A perua derivada do Fox tem carroceria, evidentemente, alongada e porta-malas com capacidade de 430 litros. Volume muito bom para acomodar a bagagem da família.
Em termos mecânicos o modelo é confiável. Vem com o tradicional motor 1.6 flex da família EA111 que rende até 103 cv de potência e 14,5 kgfm de torque. Com esses atributos, é uma bela opção entre carros isentos de IPVA em 2026.