Ford Mustang GT3 ganha atualizações e vai correr no Brasil em 2026
Versão do muscle car utilizada em diferentes competições ao redor do mundo, Ford Mustang GT3 teve melhorias pontuais e estreia em janeiro
A Ford acaba de anunciar novidades para o Mustang GT3 utilizado nas pistas. Dentre as melhorias, a montadora americana introduziu atualizações na aerodinâmica, cinemática – comportamento dinâmico em movimento – e frenagem do veículo, que compete em diferentes tipos de pistas e categorias ao redor do mundo. A estreia do novo Mustang GT3 2026 será nas 24 Horas de Daytona, no dia 25 de janeiro do ano que vem.
Ford Mustang ganhou melhorias para as pistas
“Aproveitamos o aprendizado de todos os programas do Mustang GT3 nos últimos dois anos no mundo para aprimorar a plataforma em colaboração com nossos parceiros e entregar um carro ainda mais competitivo”, diz Alex Allmandinger, gerente global de Carros Esportivos da Ford Racing.
O objetivo principal na atualização do pacote aerodinâmico do Mustang GT3 foi aumentar a força descendente e melhorar a eficiência, tendo em vista a ampla variedade de autódromos em que o carro compete globalmente. Isso foi feito com a adição de “dive planes” agressivos – dispositivos aerodinâmicos instalados à frente das rodas para controle do fluxo de ar – e revisões no “splitter” e no difusor traseiro.
Mais estabilidade, aerodinâmica e resistência
Nessa revisão buscou-se, ao mesmo tempo, criar uma plataforma aerodinâmica mais estável e consistente para tornar o Mustang GT3 mais resistente a mudanças na altura de rodagem nas pistas.
“Este pacote vem sendo desenvolvido desde 2023, com incontáveis horas em túnel de vento e testes em pistas de todo o mundo – do Circuito de Portimão e Laguna Seca a Watkins Glen International. Assim, é com muito orgulho que faremos a estreia competitiva desse Mustang GT3 em Daytona”, afirma Allmandinger.
Junto com o pacote aerodinâmico, foram feitas as correspondentes atualizações na cinemática do Mustang GT3, tanto na frente quanto na traseira, com ajustes no ganho de cambagem e no antimergulho para oferecer mais aderência e estabilidade. Os freios são da marca Brembo, que também fornece componentes para os Mustang Dark Horse R e Mustang GT4.
Ford Mustang GT3 vai correr em Interlagos
O programa de desenvolvimento do Mustang GT3 foi concluído com testes recentes em Sebring e Daytona. No Brasil, os fãs poderão ver o Mustang GT3 nas 6 Horas de Interlagos em São Paulo, em julho, logo após a etapa de Le Mans, na França, dentro do calendário do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).