Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Kia Sportage vendido no Brasil conquista cinco estrelas no Latin NCAP

Última rodada de testes do Latin NCAP antes da estreia do novo protocolo de segurança mais rigoroso também avaliou o modelo Suzuki Baleno

18 dez 2025 - 13h13
Compartilhar
Exibir comentários
Kia Sportage no crash test do Latin NCAP
Kia Sportage no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira, 18, a nona e última rodada de resultados do ano 2025. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe avaliou o Kia Sportage reestilizado já vendido no Brasil, que conquistou a nota máxima de cinco estrelas. Estes são os últimos resultados antes da atualização do protocolo de avaliação do Latin NCAP em 2026. 

Latin NCAP terá protocolo mais rigoroso a partir de 2026

A entidade também avaliou o Suzuki Baleno em versões com dois airbags (uma estrela) e seis airbags (duas estrelas), modelo que não é vendido no Brasil. Por outro lado, o Kia Sportage, produzido na Eslováquia, Coreia do Sul e Estados Unidos, alcançou cinco estrelas. 

Suzuki Baleno no crash test do Latin NCAP
Suzuki Baleno no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

De acordo com o Latin NCAP, o Sportage, que oferece seis airbags, ESC padrão e ADAS opcionais, obteve 89,81% de proteção para Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil, 70,93% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 98,22% em Assistência à Segurança. O Sportage foi avaliado pela primeira vez em 2021 com dois airbags frontais de série. 

Kia Sportage já foi testado três vezes na atual geração

O fabricante o atualizou para seis airbags de série e ESC, oferecendo voluntariamente o modelo para o teste, e obteve três estrelas. Naquela época, o Sportage oferecia ADAS opcionais, mas o volume de disponibilidade não era suficiente para obter pontos. Em 2025, a Kia introduziu uma versão com design renovado, juntamente com atualizações de segurança, como aviso de cintos de segurança traseiros, ancoragens i-Size, desativação do airbag do passageiro e maior disponibilidade de tecnologias ADAS, cumprindo os requisitos do Latin NCAP. 

Kia Sportage no crash test do Latin NCAP
Kia Sportage no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Kia Sportage atualizado foi avaliado por decisão voluntária do fabricante. O resultado é válido para todos os Kia Sportage vendidos na região com motor de combustão interna e híbrido elétrico apenas, e para unidades a partir do número de VIN KNAPU81DBT7419666 e data de produção de 17 de março de 2025.

O Sportage foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC em 2022. Em 2025, a proteção a pedestres foi reavaliada após a atualização, confirmando seu desempenho. Foi realizada uma análise adicional em uma versão híbrida e também foram avaliadas todas as tecnologias ADAS, como AEB VRU, AEB Cidade e Interurbano, Sistemas de Assistência de Faixa (LSS) e Detecção de Ponto Cego (BSD). 

Kia Sportage no crash test do Latin NCAP
Kia Sportage no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

No teste frontal original em 2022, a estrutura apresentou desempenho estável e área dos pés instável. A pontuação de proteção de ocupantes infantis melhorou após a padronização do interruptor de desativação do airbag do passageiro e das ancoragens i-Size. A proteção aos pedestres também melhorou como resultado da incorporação do AEB VRU, que atingiu quase a pontuação máxima.

A área de Assistência à Segurança melhorou sua pontuação depois que o sistema de aviso de cinto se tornou padrão em todos os bancos traseiros, somado à pontuação completa de LSS, RED e BSD, bem como o AEB Interurbano, que atingiu quase a pontuação máxima.

“A classificação de cinco estrelas da Kia com o Sportage confirma que o compromisso sustentado, as melhorias contínuas e o alinhamento com os requisitos de cinco estrelas do Latin NCAP levam a um desempenho de segurança superior, mesmo em segmentos de alta demanda e competitivos” afirmou Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade