Volkswagen já testa nova geração do Nivus com motor híbrido no Brasil
Novas gerações de Volkswagen T-Cross e Nivus devem trazer a plataforma MQB Hybrid com sistema eletrificado semelhante ao do Toyota Corolla
O novo Volkswagen Nivus híbrido já está em testes no Brasil. Uma mula da nova geração do modelo foi flagrada em Taubaté (SP) com bastante camuflagem por Harley Abud (@harleyabud), e teve as imagens publicadas pelos amigos do perfil Placa Verde (@placaverde), no Instagram. O novo Nivus híbrido deve contar com um sistema eletrificado semelhante ao do Toyota Corolla Cross e deve ser lançado até 2028.
A unidade flagrada do Nivus chamou a atenção pela camuflagem pesada na dianteira e na traseira, algo incomum uma vez que o SUV cupê foi reestilizado recentemente – em novembro do ano passado. No entanto, ao observarmos os detalhes da dianteira e da lateral próximo às caixas de rodas, é possível ver que se trata de uma mula de um novo modelo, possivelmente já a próxima geração do Nivus.
A parte frontal é diferente do Nivus atual, contando com entradas de ar em posição mais baixa do que a do SUV encontrado nas concessionárias. Na lateral, as caixas de rodas contam com prolongamentos além das medidas do carro, indicando que o novo SUV será mais largo do que o atual.
Já se sabe que os novos T-Cross e Nivus terão a nova plataforma MQB Hybrid, que equipará os carros eletrificados da marca fabricados no Brasil. A nova base é uma evolução da MQB-A1 (também conhecida como MQB 37) usada pelo Golf de sétima geração, que é maior do que a MQB-A0 do T-Cross e do Nivus atuais.
A plataforma MQB-A1 do grupo Volkswagen, que é utilizada pelo Jetta e Taos, ganhará uma nova arquitetura eletrônica mais moderna, permitindo a instalação de sistemas híbridos e itens de segurança mais avançados. Essa atualização teria custo menor do que implementar a plataforma MQB Evo do Golf de oitava geração, que é utilizada na Europa.
Outra vantagem da nova base seria a largura maior, permitindo o ganho de porte dos modelos nacionais, uma vez que a base MQB-A0 não comporta sistemas híbridos avançados e tem porte menor. Ambos os modelos terão um sistema eletrificado do tipo híbrido pleno, capaz de tracionar as rodas apenas com o motor elétrico.
Sob o capô, os novos T-Cross e Nivus híbridos devem contar com o novo motor 1.5 eTSI Evo2, em configuração flex com cerca de 130 cv. Somado ao conjunto híbrido, eles devem oferecer cerca de 180 cv e 265 Nm combinados. Esta deve ser a motorização do protótipo flagrado em Taubaté.
Já a transmissão pode ser o automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, ou um automático convencional de oito velocidades. Além disso, o novo motor também conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável. Já os sistemas híbridos permitirão até o desligamento do motor a combustão em algumas situações de condução.
Na Europa, o motor 1.5 TSI também conta com diferentes níveis de hibridização, chegando a até 272 cv com um sistema híbrido plug-in. No Brasil, a Volkswagen deve oferecer inicialmente a versão híbrida plena e um sistema MHEV de 48V com o mesmo motor, mas com 150 cv e 250 Nm.
O motor 1.0 turbo – que hoje conta com versões de 116 cv e 128 cv – também deve ganhar o conjunto MHEV para concorrer com os híbridos do grupo Stellantis, que utilizam um sistema de 12V atrelado ao motor 1.0 turbo flex de 130 cv. O novo T-Cross deve ter medidas semelhantes às do novo Nissan Kicks, ocupando o possível lugar do atual Taos.
O novo Nivus também crescerá, abrindo mais espaço para o Tera na linha da marca alemã. O visual deve ter inspiração nos novos SUVs europeus da Volks, como a segunda geração do T-Roc, que será revelada nos próximos meses, e os novos Tiguan e Tayron. De acordo com informações da revista Autoesporte, o novo T-Cross deve ser lançado até 2027, enquanto o novo Nivus chegará até 2028.