Novo Corolla terá versões elétrica, híbrida e a combustão (isso muda tudo)
Toyota Corolla com três powertrains reacende a disputa entre sedãs em plena transição energética e pode modificar a estratégia para o Brasil
A Toyota surpreendeu o mundo no Salão de Tóquio 2025 ao apostar em três soluções de motorização para a nova geração do Corolla: elétrica, híbrida e a combustão. A estratégia mostra que o sedã mais vendido do mundo quer se adaptar a todos os mercados – dos totalmente elétricos aos que vivem transição lenta, como o Brasil.
O carro apresentado em Tóquio como Corolla Concept 2026 tem as linhas externas parecidas com as do novo Prius, que não é mais vendido no Brasil. A mudança do Corolla acontecerá ainda em 2026, segundo a mídia internacional. No Brasil deve ocorrer em 2027.
E é a proximidade do fim da década que muda tudo no cenário brasileiro. O conceito mostrado em Tóquio abre caminho para um Toyota Corolla ainda mais amplo em proposta. A versão híbrida deve seguir como a favorita, mas a simples existência de um Corolla elétrico coloca a Toyota no radar do segmento EV, dominado hoje por marcas como BYD e Geely.
Toyota Corolla está sofrendo pressão do BYD King no Brasil
Já a manutenção do motor flex garante segurança para quem ainda não quer deixar a combustão. No Brasil, o Toyota Corolla HEV vem sendo fortemente pressionado pelo BYD King PHEV, o que pode motivar Sorocaba a ser mais ousada na estratégia.
O design do conceito também aponta mudança: carro mais baixo, mais largo e mais moderno, numa tentativa de reposicionar o sedã em um patamar premium e enfrentar a pressão crescente dos SUVs.
A Toyota não confirmou datas nem quais versões virão ao Brasil, mas o recado está dado. O novo Corolla promete influenciar decisões de compra em 2027 – e pode redesenhar a disputa entre híbridos, elétricos e modelos tradicionais no país.