SBM 600V: nova custom de 600 cc da Shineray quer incomodar a Royal Enfield
Custom da linha SBM aposta em motor de quatro cilindros e preço abaixo de R$ 52 mil
A Shineray do Brasil, terceira maior marca de motos em vendas no país, começou a comercializar a SBM 600V nas concessionárias na última quarta-feira (10). A moto e a linha SBM foram apresentadas no Festival Interlagos de 2025 e fazem parte da estratégia da empresa de atuar em segmentos de maior valor agregado para alcançar um novo perfil de consumidor.
As motos da Shineray são reconhecidas pela baixa cilindrada e preços acessíveis, posicionando a marca como alternativa a Honda e Yamaha. O movimento tem ampliado sua participação no mercado.
Atualmente, a Shineray ocupa a terceira posição no ranking da Fenabrave, com 5,88% de participação e 117.906 unidades emplacadas entre janeiro e novembro. No mesmo período de 2024, também estava em terceiro, mas com participação menor, de 4%, e quase 69 mil unidades vendidas.
Com a expansão da linha SBM — sigla para Shineray Brasil Motors —, o portfólio passa a ter os seguintes modelos:
- SBM 150: city — R$ 16.290;
- SBM 250s: esportiva — a partir de R$ 23.490;
- SBM 400s: naked — R$ 33.490;
- SBM 600: naked — R$ 37.990;
- SBM 600T (em breve): trail — R$ 47.490;
- SBM 600V: custom lançada nesta semana — R$ 51.990.
As motos são produzidas pela chinesa QJ Motor, e a Shineray faz a montagem final em sua fábrica em Pernambuco.
SBM 600V chega para disputar espaço com a Royal Enfield
A 600V usa motor de 561,9 cm³, quatro cilindros em V, 16 válvulas e refrigeração líquida. O conjunto entrega 65 cv a 11.500 rpm e 5,6 kgfm a 10.500 rpm, sempre com câmbio de seis marchas. O modelo traz freios ABS de duplo canal e tanque de 16,5 litros.
Segundo a Shineray, o público-alvo está entre 35 e 50 anos, de ambos os gêneros, e pertencente às classes A e B.
A marca afirma que a moto inaugura uma nova fase da linha SBM no Brasil e faz parte da estratégia de competir no segmento de custom de média cilindrada, dominado hoje pela Royal Enfield.
O posicionamento de preço indica o desafio: a Royal cobra R$ 36.990 pela Super Meteor 650, a mais cara da linha. A SBM 600V, por sua vez, chega por R$ 51.990.
Confira a ficha técnica da SBM 600V:
- Motor: quatro cilindros em V, 4 tempos, 16 válvulas, DOHC;
- Cilindrada: 561,9 cm³;
- Potência: 65 cv a 11.500 rpm;
- Torque: 5,6 kgfm a 10.500 rpm;
- Refrigeração: líquida;
- Câmbio: 6 marchas;
- Embreagem: assistida e deslizante, multidiscos em banho de óleo;
- Partida: elétrica;
- Bateria: 12V.
Chassi e Dimensões
- Tipo: aço, berço duplo;
- Comprimento: 2.280 mm;
- Largura: 775 mm;
- Altura: 1.135 mm;
- Altura do assento: 740 mm;
- Entre-eixos: 1.580 mm;
- Distância do solo: 150 mm;
- Peso bruto total: 407 kg;
- Peso líquido: 204 kg;
- Peso em ordem de marcha: 227 kg;
- Capacidade de carga: 180 kg.
Suspensão
- Dianteira: garfo telescópico invertido;
- Curso (suspensão): 115 mm;
- Curso (roda): 115 mm;
- Traseira: dois amortecedores;
- Curso (suspensão): 38 mm;
- Curso (roda): 62 mm;
- Freios
- Sistema: ABS de duplo canal;
- Dianteiro: duplo disco flutuante (Ø 300 mm) com acionamento hidráulico;
- Traseiro: disco (Ø 260 mm) com acionamento hidráulico.
Rodas e Pneus
- Dianteiro: 130/90 R 16";
- Traseiro: 180/65 R 16";
- Capacidade: 16,5 litros (incluindo reserva);
- Garantia: 3 anos.