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SBM 600V: nova custom de 600 cc da Shineray quer incomodar a Royal Enfield

Custom da linha SBM aposta em motor de quatro cilindros e preço abaixo de R$ 52 mil

14 dez 2025 - 12h58
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A Shineray do Brasil, terceira maior marca de motos em vendas no país, começou a comercializar a SBM 600V nas concessionárias na última quarta-feira (10). A moto e a linha SBM foram apresentadas no Festival Interlagos de 2025 e fazem parte da estratégia da empresa de atuar em segmentos de maior valor agregado para alcançar um novo perfil de consumidor.

As motos da Shineray são reconhecidas pela baixa cilindrada e preços acessíveis, posicionando a marca como alternativa a Honda e Yamaha. O movimento tem ampliado sua participação no mercado.

Atualmente, a Shineray ocupa a terceira posição no ranking da Fenabrave, com 5,88% de participação e 117.906 unidades emplacadas entre janeiro e novembro. No mesmo período de 2024, também estava em terceiro, mas com participação menor, de 4%, e quase 69 mil unidades vendidas.

Farol da moto chinesa é de LED
Farol da moto chinesa é de LED
Foto: Divulgação | SBM / Estadão

Com a expansão da linha SBM — sigla para Shineray Brasil Motors —, o portfólio passa a ter os seguintes modelos:

  • SBM 150: city — R$ 16.290;
  • SBM 250s: esportiva — a partir de R$ 23.490;
  • SBM 400s: naked — R$ 33.490;
  • SBM 600: naked — R$ 37.990;
  • SBM 600T (em breve): trail — R$ 47.490;
  • SBM 600V: custom lançada nesta semana — R$ 51.990.

As motos são produzidas pela chinesa QJ Motor, e a Shineray faz a montagem final em sua fábrica em Pernambuco.

SBM 600V chega para disputar espaço com a Royal Enfield

A 600V usa motor de 561,9 cm³, quatro cilindros em V, 16 válvulas e refrigeração líquida. O conjunto entrega 65 cv a 11.500 rpm e 5,6 kgfm a 10.500 rpm, sempre com câmbio de seis marchas. O modelo traz freios ABS de duplo canal e tanque de 16,5 litros.

Segundo a Shineray, o público-alvo está entre 35 e 50 anos, de ambos os gêneros, e pertencente às classes A e B.

Lanterna também é de LED na SBM 600V
Lanterna também é de LED na SBM 600V
Foto: Divulgação / Estadão

A marca afirma que a moto inaugura uma nova fase da linha SBM no Brasil e faz parte da estratégia de competir no segmento de custom de média cilindrada, dominado hoje pela Royal Enfield.

O posicionamento de preço indica o desafio: a Royal cobra R$ 36.990 pela Super Meteor 650, a mais cara da linha. A SBM 600V, por sua vez, chega por R$ 51.990.

Painel de instrumentos é digital
Painel de instrumentos é digital
Foto: Divulgação | SBM / Estadão

Confira a ficha técnica da SBM 600V:

  • Motor: quatro cilindros em V, 4 tempos, 16 válvulas, DOHC;
  • Cilindrada: 561,9 cm³;
  • Potência: 65 cv a 11.500 rpm;
  • Torque: 5,6 kgfm a 10.500 rpm;
  • Refrigeração: líquida;
  • Câmbio: 6 marchas;
  • Embreagem: assistida e deslizante, multidiscos em banho de óleo;
  • Partida: elétrica;
  • Bateria: 12V.

Chassi e Dimensões

  • Tipo: aço, berço duplo;
  • Comprimento: 2.280 mm;
  • Largura: 775 mm;
  • Altura: 1.135 mm;
  • Altura do assento: 740 mm;
  • Entre-eixos: 1.580 mm;
  • Distância do solo: 150 mm;
  • Peso bruto total: 407 kg;
  • Peso líquido: 204 kg;
  • Peso em ordem de marcha: 227 kg;
  • Capacidade de carga: 180 kg.

Suspensão

  • Dianteira: garfo telescópico invertido;
  • Curso (suspensão): 115 mm;
  • Curso (roda): 115 mm;
  • Traseira: dois amortecedores;
  • Curso (suspensão): 38 mm;
  • Curso (roda): 62 mm;
  • Freios
  • Sistema: ABS de duplo canal;
  • Dianteiro: duplo disco flutuante (Ø 300 mm) com acionamento hidráulico;
  • Traseiro: disco (Ø 260 mm) com acionamento hidráulico.

Rodas e Pneus

  • Dianteiro: 130/90 R 16";
  • Traseiro: 180/65 R 16";
  • Capacidade: 16,5 litros (incluindo reserva);
  • Garantia: 3 anos.
Motor entrega até 65 cv de potência
Motor entrega até 65 cv de potência
Foto: Divulgação | SBM / Estadão
Estadão
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