Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volvo vai trocar a bateria de 40 mil unidades do EX30 no mundo; Brasil aguarda definição

Em 0,02% das unidades, há risco de superaquecimento dos módulos com curto-circuito

2 mar 2026 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários

A Volvo confirmou que vai trocar a bateria de 40 mil unidades do elétrico EX30 ao redor do mundo. Por enquanto, não há definição de como esse processo acontecerá no Brasil.

EX30 RECARGA
EX30 RECARGA
Foto: Reprodução/Internet / Estadão

Há meses a fabricante gerencia a crise causada pelo possível defeito na bateria de alta tensão de níquel-manganês-cobalto (NMC), que pode causar um curto-circuito no interior dos módulos. A situação traz risco de superaquecimento capaz de fazer o componente - e o carro - pegarem fogo.

A Volvo garante que o defeito só acomete 0,02% dos carros, mas, para evitar qualquer incidente, pediu aos donos que limitassem a recarga da bateria a, no máximo, 70% da capacidade.

A fabricante considera esta porcentagem a mais segura contra eventuais riscos de combustão, ainda que afirme não ter registrado nenhum incidente grave, com pessoas feridas.

Custo alto para a Volvo

Além do dano de imagem para uma marca que tem na segurança um de seus principais atributos, o custo da substituição das baterias será alto. São estimados milhões de dólares em prejuízo paraa Volvo.

O recall foca na substituição de módulos específicos das baterias produzidas pela joint venture Shandong Geely Sunwoda Power Battery Co.

A Volvo assegura que a fornecedora já corrigiu o defeito de fabricação nas novas células, que serão utilizadas para a substituição nos veículos afetados.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade