Parceria entre Ford e Renault pode trazer Ka, Fiesta e Focus de volta
Renault confirma parceria com a Ford e vai desenvolver dois carros elétricos para a marca americana com a plataforma do Twingo e Megane
A Renault e a Ford anunciaram oficialmente nesta sexta-feira, 12, uma parceria estratégica para desenvolver dois novos veículos elétricos de entrada da marca americana na Europa. Baseados na plataforma Ampere, os novos carros serão produzidos pela Renault no norte da França. A parceria pode marcar o retorno do Ford Fiesta ao mercado europeu a partir de 2028, agora como um modelo elétrico.
Parceria entre Renault e Ford também pode trazer Focus de volta
Apesar de serem desenvolvidos e produzidos pela Renault, os novos carros serão projetados pela Ford e terão ajustes específicos de engenharia. De acordo com a montadora americana, os dois carros marcam a primeira etapa de uma nova e ambiciosa ofensiva de produtos da marca na Europa. O primeiro dos dois veículos deve chegar às concessionárias no início de 2028.
“O Renault Group tem orgulho de anunciar uma nova cooperação estratégica com a Ford, uma montadora de automóveis icônica. Esta parceria demonstra a força do nosso know-how em matéria de parcerias e nossa competitividade na Europa. Em longo prazo, combinar nossas forças com a Ford nos tornará mais inovadores e reativos, em um mercado automotivo europeu em rápida transformação”, declarou François Provost, CEO do Renault Group.
As duas empresas vão contar com a plataforma Ampere do Renault Group, seu ecossistema de manufatura de veículos elétricos e suas instalações industriais no norte da França (ElectriCity). Atualmente, a Renault conta com as bases AmpR Small e AmpR Medium. O segundo veículo pode ser um sucessor para o Focus ou para o atual Puma.
Parceria também prevê veículos comerciais em comum
Além da colaboração em veículos elétricos, o Renault Group e a Ford também assinaram uma carta de intenções (LOI) estabelecendo uma cooperação na área de veículos comerciais leves (LCV) na Europa, por meio da qual os parceiros vão explorar a possibilidade de juntas desenvolverem e produzirem alguns LCVs da Renault e da Ford.
“Esta parceria estratégica com o Renault Group constitui uma etapa importante para a Ford e dá sustentação à nossa estratégia de construir um negócio altamente eficiente e adaptado aos futuros desafios na Europa. Vamos associar a escala industrial e os diferenciais do Renault Group em veículos elétricos ao design icônico e os atributos de rodagem específicos da Ford, para criar veículos lúdicos, performantes e que encarnam o espírito Ford”, afirmou Jim Farley, Presidente e CEO da Ford Motor Company.