Segredo: veja como vai ficar o interior do novo Fiat Fastback
Camuflado, SUV já roda em testes na Europa; modelo deve chegar ao Brasil nos primeiros meses de 2027
Cada flagra das lentes fotográficas nos apresenta novidades interessantes acerca da próxima geração do Fiat Fastback. Desta vez, cliques feitos na Europa revelam detalhes do exterior e do interior do SUV cupê — com lançamento previsto para 2027 no Brasil.
Esta é a primeira vez que vemos o novo Fiat Fastback por dentro. A reportagem do Jornal do Carro entende que este interior também se fará presente no vindouro SUV de sete lugares da marca de origem italiana. Grande Panda e a futura Strada terão cabines um pouco diferentes.
A princípio, dá para notar que, embora tenha alguma similaridade com o Grande Panda, o novo Fastback carrega no habitáculo identidade própria e pouco mais sóbria que a versão europeia do sucessor do Argo.
O volante de dois raios e topo e base aplanados é o mesmo do compacto. A disposição da tela da central multimídia, contudo, lembra a dos modelos da família C-Cubed da Citroën, como Aircross e Basalt.
O novo Fastback tem acabamento dos bancos aparentemente esmerado. No painel há imitação de couro e o console central tem plástico em preto brilhante. O SUV também conta com bom número de botões físicos e seletor de marchas do câmbio automático similar ao de outros carros da Stellantis.
Não dá para conferir na imagem, mas a próxima geração do Fiat Fastback, assim como o Grande Panda, terá easter eggs espalhados pela cabine alusivos a marca. A empresa, vale lembrar, completa 50 anos de Brasil em 2026. Pode-se esperar algo que remeta ao passado, que aposte na nostalgia.
Exterior com visual de Grande Panda
Os flagras obtidos pelo site Carscoops evidenciam ainda algumas nuances do exterior da próxima geração do Fiat Fastback. A dianteira do SUV, inclusive, é bem parecida com a do Grande Panda.
Assim como o hatch compacto, o novo Fastback tem faróis de LED pixelados. No SUV, contudo, são pouco mais afilados, conforme dá para notar na imagem abaixo.
Bem protegida, a grade do novo Fastback deve trazer o mesmo estilo do Grande Panda. Dá para notar em um dos protótipos, com carroceria pintada em vermelho, acabamento metálico discreto no para-choque.
Outro destaque é a caída cupê que, enfim, dá as caras no novo Fastback. A Fiat vinha testando o modelo com proteção na traseira a fim de esconder o desenho.
Para completar, a área envidraçada do SUV é distinta em relação ao modelo atual e também do Citroën Basalt, de quem é derivado. No flagra dá para perceber ainda as rodas de aço, que dão a entender que trata-se de versão básica do veículo.
Motorização do novo Fiat Fastback
Inicialmente, a segunda geração do Fiat Fastback não deve mexer no time que está ganhando. A previsão é de que o modelo construído sobre a plataforma Smart Car venha equipado com motor 1.0 GSE turbo flex de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque e sistema híbrido leve de 12V BSG. O câmbio será o automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Quem fará vezes de propulsor na versão Abarth deve ser o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 275 kgfm de torque. O câmbio é o automático de seis marchas.
A previsão é de que o novo Fastback comece a ser vendido na Europa ainda em 2026. No Brasil, será o segundo modelo da Fiat feito sobre a plataforma Smart Car. O Grande Panda chega no próximo ano e o SUV, mais tardar, nos primeiros meses de 2027.