Novo Renault Clio estreia na Europa com visual ousado e faz até 25,6 km/l
Sexta geração do Renault Clio estreia na Europa com design renovado, interior tecnológico e versões híbridas com até 160 cv de potência
Lembra do Renault Clio? Vendido no Brasil entre 1996 e 2017, o hatch compacto acaba de chegar à sua sexta geração na Europa. Com mudanças profundas em design, tecnologia e motorização, o novo Renault Clio deve ser o último hatch a combustão da marca francesa. Ele chegará ao mercado europeu até o fim deste ano com versões híbridas de 160 cv que fazem até 25,6 km/l. No Brasil, a Renault prepara o lançamento do SUV Boreal ainda este ano.
Design com proporções maiores e visual mais esportivo
O novo Clio não lembra em nada os outros modelos da Renault, e inaugura uma nova linguagem de design para a montadora francesa. O hatch ganhou linhas mais marcantes, capô alongado e balanços dianteiro e traseiro maiores. O comprimento passou de 4,05 m para 4,12 m, enquanto a largura cresceu para 1,77 m (3,9 cm a mais).
O entre-eixos também ficou 8 mm maior, e agora mede 2,59 m. Já a altura é de 1,45 m (1,1 cm a mais). A dianteira adota faróis de LED flutuantes e uma grade com detalhes em formato de losango, como no logotipo da marca. Eles concentram o novo padrão de identidade visual da Renault.
Na lateral, rodas de até 18 polegadas e as caixas de rodas mais largas reforçam o estilo esportivo. Assim como na geração anterior, as maçanetas traseiras são embutidas embutidas no contorno da porta próximo à janela. A traseira tem lanternas inspiradas em modelos esportivos, vidro inclinado e spoiler integrado.
Ao todo, o novo Renault Clio chega ao mercado com sete opções de cores, incluindo duas inéditas: o Vermelho Absolu (incluindo um verniz colorido) e o Verde Absolu. Os outros tons disponíveis são Branco Glacier, Cinza Rafale, Cinza Schiste, Preto Étoilé e Azul Iron. O novo Renault Clio chegará ao mercado europeu em três versões: Évolution, Techno e a topo de linha Esprit Alpine, com apelo mais esportivo e refinado.
Interior tecnológico com foco em conectividade
Por dentro, o Clio foi atualizado com melhorias de acabamento, que também faz o uso de materiais de origem sustentável. O painel ainda conta com iluminação ambiente configurável. A principal novidade é o sistema multimídia OpenR Link com Google integrado, exibido em duas telas de até 10,1” voltadas para o motorista, dependendo da versão.
O hatch conta ainda com carregador por indução, entradas USB-C, porta-malas de até 391 litros e bancos com revestimento feito de materiais reciclados. Versões mais caras, como a Esprit Alpine, trazem acabamento em Alcantara e detalhes exclusivos. Como opcional, ainda há um sistema de som premium da Harman-Kardon.
Entre os itens de segurança, o novo Clio estreia com um pacote de até 29 sistemas de assistência ao motorista (ADAS) de condução semiautônoma de nível 2, que incluem controle de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, câmeras de 360°, alerta de saída segura para ocupantes, entre outros itens.
Gama de motores ampliada e diversificada
Sob o capô, a principal novidade é o conjunto E-Tech full hybrid de 160 cv, que combina motor 1.8 de quatro cilindros com dois propulsores elétricos e transmissão multimodo sem embreagem. Segundo a Renault, o sistema oferece aceleração de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e consumo médio de 25,6 km/l, podendo rodar até 80% do tempo em modo elétrico em uso urbano.
Essa configuração visa atender mercados europeus com legislações mais rígidas de emissões. Para as versões de entrada, o hatch oferece o 1.2 TCe de 115 cv, também disponível com câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem de seis marchas. Futuramente, o modelo terá ainda uma versão de 120 cv bicombustível (gasolina e GLP).
Último hatch compacto a combustão da Renault?
Apesar do forte investimento em carros elétricos, a Renault mantém o Clio como um modelo híbrido, e a marca sugere que esta pode ser a última geração do hatch com motor a combustão. A pré-venda do novo Clio será iniciada no mercado europeu até o fim de 2025. Ele é produzido na fábrica de Bursa, na Turquia, que já fabricou mais de 5 milhões de unidades do modelo. Por enquanto, ainda não há previsão para o retorno do Clio ao Brasil.