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Por que 2025 foi o ano dos carros eletrificados no Brasil?

De nicho a protagonista: como o recorde de vendas, a produção nacional e novas tecnologias consolidaram a eletrificação no País

21 dez 2025 - 12h06
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Com recordes sucessivos de vendas, expansão da infraestrutura e o início da produção nacional, o Brasil chega ao fim de 2025 com o maior salto de sua história no segmento de eletrificados. Não à toa, mais de 40 veículos do tipo foram lançados no ano.

Quando olharmos para trás no futuro a fim de identificar quando o carro eletrificado deixou de ser "nicho" para se tornar uma realidade nas ruas brasileiras, a resposta será praticamente unânime: 2025. O ano não foi apenas de crescimento, mas de transformação estrutural que uniu política industrial, competitividade agressiva e uma mudança de mentalidade do consumidor.

Não à toa, as vendas foram expressivas. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 245.509 veículos eletrificados foram comercializados de janeiro a novembro de 2025. No total, tivemos 2.282.399 licenciamentos de automóveis e comerciais leves no acumulado.

Desse modo, os veículos eletrificados representam 10,7% do mercado no janeiro-novembro. Além disso, os licenciamentos vêm numa crescente. Tanto é que os emplacamentos superaram o número histórico de 200 mil.

O grande motor desse crescimento foi a diversificação da oferta. 2025 viu a consolidação de modelos de entrada e compactos, como o BYD Dolphin Mini e o GWM Ora 03, que forçaram montadoras tradicionais a revisarem suas tabelas de preços.

A BYD, inclusive, tornou-se um fenômeno à parte. Em dezembro, a montadora de origem chinesa celebrou a marca de 100 mil veículos comercializados no Brasil em um ano, e superou fabricantes históricas como Renault e Nissan no ranking geral de vendas de carros de passeio.

Neoindustrialização Made in Brazil

O ano de 2025 foi marcado pelo fim da dependência total das importações. O cronograma de aumento do Imposto de Importação (que chegou a 25% para elétricos e 30% para híbridos em julho) serviu como o empurrão que faltava para as fábricas nacionais saírem do papel.

Após muitas polêmicas e atrasos, a BYD enfim encetou a operação de sua planta de veículos em Camaçari (BA). A GWM também deu largada na produção de seus veículos em Iracemápolis (SP).

A Stellantis expandiu sua tecnologia MHEV, que já equipava os Fiat Pulse e Fastback, para modelos da Peugeot. 208 e 2008 foram agraciados com o sistema híbrido leve BSG de 12 Volts.

A tecnologia desenvolvida pela Stellantis em Betim (MG) substitui o alternador usual por motor elétrico ligado ao virabrequim por meio de correia.

Mas não parou por aí. A Volkswagen anunciou a integração de sistemas híbridos em pelo menos uma versão de todos os modelos de seu portfólio já a partir de 2026.

A infraestrutura, antes o principal gargalo, deu passos largos. O Brasil passou de 16.800 pontos de recarga públicos e semipúblicos ainda em agosto. Destaque para a expansão dos carregadores rápidos (DC) em rodovias, permitindo viagens intermunicipais com um pouco mais de tranquilidade.

O que esperar de 2026?

O mercado agora se prepara para uma nova fase. Com a produção local, o fortalecimento dos híbridos flex e infraestrutura mais capilarizada, o desafio deixa de ser a aceitação tecnológica e passa a ser a gestão da rede elétrica urbana e o descarte sustentável de baterias.

"Vamos aguardar. Devemos ter a solução de algumas questões, como a instalação de carregadores, a questão dos bombeiros, que está sendo equacionada. Acreditamos que isso irá estimular ainda mais as vendas dos PHEVs, mas também esperamos um aumento nas vendas de outras tecnologias", comentou Ricardo Bastos.

Brasília (DF), 17/11/2025 ? Estação de carga Uma estação de carregamento, também chamado de estação de carga e eletroposto, é um dispositivo de fornecimento de energia que fornece energia elétrica para recarregar veículos elétricos plug-in. Carro BYD
Brasília (DF), 17/11/2025 ? Estação de carga Uma estação de carregamento, também chamado de estação de carga e eletroposto, é um dispositivo de fornecimento de energia que fornece energia elétrica para recarregar veículos elétricos plug-in. Carro BYD
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil / Estadão

"Em 2026 ultrapassaremos o volume de 400 mil eletrificados no ano e teremos um grande crescimento entre os MHEV, híbridos leves, com mais marcas oferecendo a tecnologia, que é barata de se investir, custa menos que as outras e oferece vantagens que permitirão às montadoras alcançar com grande volume as metas do programa Mover em 2027?, concluiu Cassio Pagliarini.

Veja os carros eletrificados lançados em 2025 no Brasil

Audi Q6 e-tron

Audi SQ6 e-tron

BMW X3 PHEV

Leapmotor C10

Denza B5

GWM Tank 300

GWM Haval H6 PHEV19

GWM Wey 07

GWM Ora 03 BEV58

Caoa Chery Tiggo 7 PHEV

Chevrolet Spark EUV

Chevrolet Captiva EV

Peugeot 208 GT T200 Hybrid

Peugeot 2008 GT T200 Hybrid

Ford Maverick Hybrid

GAC Aion ES

GAC Aion V

GAC Aion Y

GAC GS4

GAC Hyptec HT

Geely EX5

Geely EX2

Honda Civic

Hyundai Kona

Kia EV9

Lexus RZ 500e

Mercedes-Benz AMG GT 63 S E Performance

MG 4

MG Cyberster

MG S5

Mini Aceman

Mitsubishi Outlander PHEV

Omoda 5 HEV

Omoda 7 PHEV

Jaecoo 7

Porsche Taycan Turbo GT

Porsche 911 GTS

Renault Kwid e-tech

Toyota Yaris Cross

Volvo XC90

Volvo EX90

Zeekr 7X

Estadão
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