Moto mais cara de São Paulo custa quase um Porsche e terá de pagar mais de R$ 10 mil só de IPVA
Superesportiva de 2023 supera 240 cv e, por causa do preço, gera um dos impostos mais altos já cobrados de uma motocicleta no Estado
O IPVA já está batendo à porta e esse é um dos impostos mais salgados que muitos brasileiros terão de pagar no início do ano que vem. Só que uns vão ter que pagar muito mais.
Apesar da isenção da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) ter aprovado nesta quarta-feira (17) o projeto de lei do Governo do Estado, que isenta motocicletas, ciclomotores e motonetas de até 180 cilindradas do pagamento do IPVA, totalizando 4,3 milhões de unidades beneficiadas, existe uma moto que vai pagar R$ 10.658,48 somente pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
A Ducati Panigale V4 R de 2023 é a moto mais cara do Estado e custa R$ 532.924, segundo dados divulgados pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo na última segunda-feira (15). Esse valor é quase equivalente ao Porsche mais barato do Brasil, o 718, que custa R$ 535 mil.
O ano de fabricação dessa moto é 2023, e foi oficialmente vendida no Brasil pela marca. À época, custava R$ 620 mil.
Veja o vídeo dela abaixo:
Uma moto desenvolvida para pistas
A Ducati Panigale V4 R 2023 representa o elo mais direto entre as motos de corrida da marca italiana e um modelo homologado para uso em vias públicas. Desenvolvida com foco no Campeonato Mundial de Superbike (WSBK), ela foi criada para atender às regras de homologação da categoria, mas levando ao limite a aplicação de tecnologias vindas do MotoGP e da própria Ducati Corse, divisão de corridas da marca italiana.
A versão "R" sempre ocupou o topo da hierarquia da linha Panigale. Desde a 996 R, no início dos anos 2000, esses modelos servem como base técnica para as motos oficiais de corrida. No caso da Panigale V4 R, essa filosofia chega ao ápice com um conjunto mecânico e aerodinâmico praticamente sem precedentes entre motos de produção em série.
Por que a Panigale V4 R foi criada
A Panigale V4 R nasceu por uma exigência clara do regulamento do WSBK: para competir, a Ducati precisava de uma moto derivada de produção com motor de até 1.000 cm³. As versões convencionais da Panigale V4 utilizam motor de 1.103 cm³, o que inviabilizaria a homologação.
A solução foi criar um modelo específico, com motor 998 cm³, geometria dedicada, eletrônica própria e soluções técnicas diretamente herdadas das pistas. Em outras palavras, a V4 R não é uma versão "mais forte" da Panigale comum — é uma moto pensada de fora para dentro para competir.
Motor Desmosedici Stradale R: DNA de MotoGP
O coração da Panigale V4 R 2023 é o Desmosedici Stradale R, um V4 a 90° de 998 cm³, desenvolvido para girar em regimes extremos. Em configuração homologada Euro 5, o motor entrega 218 cv a 15.500 rpm, com limitador que chega a 16.500 rpm na sexta marcha — números inéditos para uma moto de produção nessa cilindrada .
Com a adoção do escapamento de corrida e óleo desenvolvido em parceria com a Shell, a potência pode ultrapassar 240 cv em uso de pista, valor comparável ao de protótipos do MotoGP.
Para alcançar esse desempenho, a Ducati aplicou soluções raras até mesmo no mundo das superbikes:
- bielas de titânio com perfuração longitudinal, que melhoram a lubrificação em altas rotações;
- pistões mais leves com revestimento DLC, tecnologia usada também na Fórmula 1;
- embreagem seca, como nas motos de corrida;
- novos comandos de válvula e sistema de admissão revisado.
Câmbio e eletrônica pensados para corrida
Outro destaque é o Ducati Racing Gearbox (DRG), que posiciona o neutro abaixo da primeira marcha — exatamente como nas motos de MotoGP e Superbike. O sistema evita engates acidentais do neutro em frenagens fortes e melhora a precisão em uso extremo.
O pacote eletrônico é gerenciado por uma IMU de seis eixos e inclui:
- controle de tração, wheelie e deslizamento;
- ABS com lógica de pista e frenagem combinada;
- controle eletrônico de freio-motor;
- quickshifter bidirecional com estratégia específica para pista.
O painel TFT de 6,9 polegadas traz modos dedicados, incluindo o Track Evo, desenvolvido com pilotos profissionais.
Aerodinâmica ativa e chassi ajustável
A Panigale V4 R 2023 foi a primeira moto de produção a adotar os Corner Sidepods, apêndices aerodinâmicos laterais que geram efeito solo em inclinação, solução introduzida pela Ducati no MotoGP em 2021. As asas biplanas geram até 25% mais carga aerodinâmica em comparação à Panigale V4 S.
O chassi utiliza o conceito Front Frame aliado ao braço oscilante simétrico oco. A suspensão Öhlins é totalmente ajustável, com garfo pressurizado NPX25/30 na dianteira e amortecedor TTX36 na traseira, além de ajuste de altura do pivô do braço oscilante — recurso típico de motos de competição.
Ficha técnica
- Motor: V4 a 90°, 998 cm³;
- Potência: 218 cv (homologada) / até 240 cv em configuração de pista;
- Torque: 11,6 kgfm;
- Câmbio: 6 marchas com quickshifter bidirecional;
- Tração: traseira;
- Peso a seco: 186,5 kg;
- Suspensão dianteira: Öhlins NPX25/30 pressurizada;
- Suspensão traseira: Öhlins TTX36;
- Freios: Brembo Hypure com discos de 330 mm;
- Tanque: 17 litros;
- Velocidade máxima: acima de 330 km/h com escapamento de corrida.
A Panigale V4 R 2025
A Panigale V4 R 2025 representa a evolução mais recente desse conceito, incorporando ajustes finos de aerodinâmica, eletrônica e ciclística com base na sétima geração das superbikes Ducati. O modelo segue como base direta para o WSBK e permanece restrito a produção limitada e encomendas específicas.
No Brasil, a Ducati não comercializa oficialmente a versão R. O topo da linha disponível é a Panigale V4 S, vendida por R$ 169.990, que utiliza o motor 1.103 cm³ e tem foco mais equilibrado entre desempenho extremo e uso esportivo em estrada.
A V4 R, portanto, permanece como uma vitrine tecnológica da Ducati: uma moto criada para correr, homologada para a rua e produzida em série numerada — mais próxima de uma máquina de competição do que de um modelo convencional.
Contudo, o marketing da Ducati adiantou ao Jornal do Carro, com exclusividade, que a próxima Panigale V4 R 2025 virá para o país até o meio de 2026.