Novo Audi A6 elétrico traz visual ousado e muita tecnologia; já dirigimos
Com 445 km de alcance, novo Audi A6 Sportback e-tron traz tração traseira e estreia na versão Performance Black por R$ 649.990 no Brasil
O novo Audi A6 Sportback e-tron acaba de chegar oficialmente ao Brasil. Depois de anunciar a pré-venda do modelo em março deste ano, a montadora alemã passa a entregar em breve as primeiras unidades do novo sedã elétrico, que chega ao país em versão única Performance Black (R$ 649.990). Ele é o primeiro carro de tração exclusivamente traseira da marca a ser vendido no país. Confira nossas primeiras impressões:
Ao volante do novo Audi A6 Sportback e-tron
O nosso trajeto de testes foi entre a capital paulista e Vinhedo (SP), em um circuito que passou por vias expressas e estradas locais. Equipado com baterias de íons de lítio e motorização elétrica com 367 cv de potência e 580 Nm de torque, o Audi A6 e-tron se mostra um carro esperto e bem acertado dinamicamente.
Apesar de não ter pretensões esportivas, a tração traseira e a entrega imediata de torque dão um toque mais esperto para o sedã elétrico. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,4s e a velocidade máxima é de 210 km/h, limitada eletronicamente.
O novo A6 Sportback e-tron é o segundo carro feito sobre a nova Plataforma Elétrica Premium (PPE) vendido no Brasil, base que também é utilizada pelo Q6 e-tron. Ele mede 4,92 m de comprimento, 1,48 m de altura, 2,13 m de largura e tem 2,94 m de entre-eixos.
A suspensão filtra bem os impactos e a carroceria praticamente não inclina em curvas, apesar das rodas de 21” e os pneus de perfil baixo exigirem um certo cuidado em vias mal pavimentadas. Ainda há paddle-shifts atrás do volante que comandam o nível de recuperação de energia do veículo.
O alcance é de até 445 km no ciclo do Inmetro. No entanto, a Audi destaca que é possível rodar até 600 km ou mais com uma carga completa em alguns casos. O novo A6 e-tron também suporta carregamento rápido de até 210 kW, permitindo recarregar a bateria de 10% a 80% em apenas 21 minutos, o que permite recuperar cerca de 310 km em cerca de 10 minutos.
Retrovisores incomuns exigem um tempo maior para se acostumar
A posição de dirigir é excelente, e os bancos são confortáveis. Um detalhe que pode causar estranheza são os retrovisores digitais, que são um opcional que custa R$ 20.000. No lugar dos espelhos convencionais, o sedã traz câmeras que exibem em tempo real as imagens em duas telas na porta.
É necessário um certo tempo para se acostumar com o recurso. Particularmente, o retrovisor convencional pode atender a maior parte do público sem problemas – e economizando um valor considerável.
Design do novo Audi A6 Sportback e-tron
O visual do novo Audi A6 Sportback e-tron traz linhas modernas e com foco visível em aerodinâmica. Com um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,21x, o A6 Sportback traz faróis – que contam com a tecnologia OLED nas versões topo de linha – com um polêmico formato bipartido, com as luzes diurnas na parte superior.
Logo abaixo, os faróis principais são integrados ao para-choque frontal, que tem um aplique em black piano. As entradas de ar também são maiores, e também contam com detalhes na cor prata ou black piano, dependendo da versão. A grade frontal tem design fechado e traz a mesma cor da carroceria, assim como o Audi e-tron GT.
Na lateral, as rodas do modelo vendido no Brasil são de 21". As linhas são minimalistas, com destaque para parte inferior das portas e acima das caixas de roda. Já as maçanetas são embutidas na carroceria, como no novo Audi A5. Por conta do foco em aerodinâmica, o novo A6 perdeu a carroceria sedã tradicional, passando a adotar um estilo mais cupê, que lembra os modelos EQ da Mercedes.
Na traseira, as lanternas de OLED são interligadas e trazem diferentes opções de assinatura visual. Outro detalhe interessante é o logotipo da Audi, que também é iluminado na versão vendida no Brasil.
O novo Audi A6 Sportback e-tron Performance Black traz as seguintes opções de cores para o Brasil: Cinza Ímã (Sólida), Azul Plasma (Metálica), Azul Malpelo (Metálica), Bege Siam (Metálica), Branco Geleira (Metálica), Preto Mito (Metálica), e Cinza Daytona (Perolizada). Internamente, são duas opções: Preto ou Bege.
Interior do novo Audi A6 e-tron
Na parte de dentro, o novo Audi A6 não lembra em nada a antiga geração, e tem como inspiração o SUV Q6 e-tron. Com isso, o destaque fica para a central multimídia de 14,5" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e a novíssima terceira tela de 10,9", que fica à frente do banco do passageiro.
O painel digital tem tela de 11,9", todas as três com displays de OLED. Todas as três telas contam com boa resolução e funcionamento intuitivo. Outro ponto positivo é a presença de um botão de liga/desliga físico para o sistema de som premium. No entanto, o volante poderia contar com comandos do mesmo tipo, e não sensíveis ao toque.
O acabamento conta com materiais emborrachados e peças em black piano. Os encaixes são bons, embora a antiga geração pareça ter um toque um pouco mais refinado. O espaço interno traseiro poderia ser melhor, mas a baixa altura do teto e o piso elevado – por conta da bateria – acabam prejudicando eventuais passageiros de maior estatura. O porta-malas leva até 502 litros, e ainda há um compartimento frontal de 27 litros sob o capô.
Audi A6 Sportback e-tron marca nova era da montadora alemã
O novo Audi A6 Sportback e-tron é um dos modelos que marcam uma fase de renovação da montadora alemã. Com foco em aerodinâmica e eficiência, o design é mais ousado do que o de costume para os carros da marca, mas vai de encontro com o foco em tecnologia da Audi. O pacote de equipamentos também é bem recheado.
A dinâmica do carro é excelente, e o apelo da tração traseira também pode atrair ao público com um apelo mais esportivo. O preço de R$ 649.990, embora elevado, é praticamente o mesmo que a Mercedes cobra pelo EQE Sedan (R$ 649.900), que deve ser o principal rival do novo A6 e-tron no Brasil. No entanto, o modelo da Audi tem 122 cv extras e alcance bem maior (445 km x 369 km).
Principais equipamentos do novo Audi A6 Sportback e-tron:
- Teto panorâmico Smart Glass (escurece ou clareia eletronicamente)
- Sistema de som premium Bang & Olufsen 3D
- Integração ao ChatGPT
- Ar-condicionado digital três zonas
- Bancos dianteiros com aquecimento
- Bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista
- Bancos dianteiros esportivos
- Chave presencial
- Iluminação ambiente
- Porta-malas com acionamento elétrico
- Projeção do logotipo nos retrovisores
- Lavadores de faróis
- Faróis full-LED Matrix
- Head-up display com realidade aumentada
- Câmeras 360°
- Nove airbags (frontais, laterais dianteiros e traseiros, cortina)
- Assistente de desvio e conversão
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Aviso de saída de faixa com assistente de emergência
- Sistema de frenagem autônoma (AEB)
- Park Assist Plus com sensores dianteiros e traseiros
- Assistente de troca de faixa (Side Assist)
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Exit Warning (alerta de abertura de portas)
- Assistente de conversão em marcha à ré