Novo Audi A6 Sportback e-tron chega ao Brasil por R$ 649.990 com 367 cv
Com até 445 km de alcance no ciclo do Inmetro, novo Audi A6 Sportback e-tron traz tração traseira e estreia na versão Performance Black
A Audi acaba de lançar o novo A6 Sportback e-tron no Brasil. O modelo, que já estava em pré-venda desde março, já está disponível nas concessionárias da marca alemã. Ele também é o segundo da fabricante construído sobre a nova Plataforma Elétrica Premium (PPE). Com até 445 km de alcance no ciclo do Inmetro e tração traseira, o novo Audi A6 Sportback e-tron estreia na versão única Performance Black, por R$ 649.990.
"Estamos passando por uma renovação completa de nosso portfólio de veículos e o inédito Audi A6 Sportback e-tron chega para ampliar a nossa segunda geração de modelos 100% elétricos, que já conta por aqui com os modelos Q6 e-tron, Q8 e-tron, e-tron GT e RS e-tron GT. Queremos aumentar a nossa participação no disputado mercado de veículos premium elétricos e o A6 Sportback e-tron tem atributos de sobra para isso", afirma Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.
Em relação à motorização, o novo Audi A6 Sportback e-tron Performance Black vendido no Brasil é equipado com baterias de íons de lítio e motorização elétrica com potência combinada de 367 cv e 580 Nm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,4s e a velocidade máxima é de 210 km/h, limitada eletronicamente. A tração é traseira.
O novo Audi A6 e-tron também suporta carregamento rápido de até 210 kW, permitindo recarregar a bateria de 10% a 80% em apenas 21 minutos, o que permite recuperar cerca de 310 km em cerca de 10 minutos. O alcance da versão vendida no Brasil é de até 445 km no ciclo do Inmetro.
Por fora, o visual traz elementos dos lançamentos mais recentes da Audi, como o SUV elétrico Q6 e-tron, modelo com o qual o novo Audi A6 compartilha a plataforma Premium Platform Electric (PPE). Na dianteira, os faróis – que contam com a tecnologia full-LED Matrix – trazem formato bipartido, com as luzes diurnas na parte superior.
Logo abaixo, os faróis principais são integrados ao para-choque frontal, que tem um aplique em black piano. As entradas de ar também são maiores, e também contam com detalhes na cor black piano. A grade frontal tem design fechado e traz a mesma cor da carroceria, assim como o Audi e-tron GT.
Na lateral, as rodas do modelo vendido no Brasil são de 21". As linhas são minimalistas, com destaque para parte inferior das portas e acima das caixas de roda. Já as maçanetas são embutidas na carroceria, como no novo Audi A5. O foco na aerodinâmica é visível, com um coeficiente de apenas 0,21 cx para a versão Sportback, será a única opção de carroceria oferecida no Brasil. Na Europa, o novo Audi A6 e-tron também conta com opção perua.
Até por isso, o modelo perdeu a carroceria sedã tradicional, passando a adotar um estilo mais cupê, que lembra os modelos EQ da Mercedes. Outro detalhe interessante são as câmeras no lugar dos retrovisores, recurso oferecido como opcional. Na traseira, as lanternas de OLED são interligadas e trazem diferentes opções de assinatura visual.
Outro detalhe interessante é o logotipo da Audi, que também é iluminado na versão vendida no Brasil. No interior, o novo Audi A6 não lembra em nada a antiga geração, e tem como inspiração o SUV Q6 e-tron. Com isso, o destaque fica para a central multimídia de 14,5" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e a novíssima terceira tela de 10,9", que fica à frente do banco do passageiro.
O painel digital tem tela de 11,9", todas as três com displays de OLED. O acabamento conta com materiais emborrachados e peças em black piano. Outro detalhe interessante são as telas que exibem as imagens do retrovisor, que ficam em posição acima do que é visto no irmão maior Q8 e-tron.
Dentre os itens de conforto, o novo Audi A6 Sportback e-tron Performance Black traz teto panorâmico com a tecnologia Smart Glass, que escurece ou clareia sem a necessidade de uma cortina interna, som premium Bang & Olufsen 3D e sistema com integração ao Chat GPT, ar digital de 3 zonas; aquecimento dos bancos dianteiros; bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista; bancos dianteiros esportivos; chave presencial, iluminação ambiente, porta-malas com acionamento elétrico, projeção do logotipo nos retrovisores, lavadores de faróis, luzes full-LED Matrix, head-up display com realidade aumentada, câmeras 360º, entre outros equipamentos.
Já em relação à segurança, o novo A6 e-tron traz de série nove airbags (dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina), assistente de desvio e conversão, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma (AEB); park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro; assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de tráfego reverso, exit warning e assistente de conversão em marcha ré.
O novo Audi A6 Sportback e-tron Performance Black já pode ser encontrado nas 40 concessionárias da marca alemã no Brasil. As cores disponíveis são Cinza Ímã (Sólida), Azul Plasma (Metálica), Azul Malpelo (Metálica), Bege Siam (Metálica), Branco Geleira (Metálica), Preto Mito (Metálica), e Cinza Daytona (Perolizada). Internamente, são duas opções de cores: Preto e Bege.