Novo Audi A5 desafia BMW 320i no Brasil com 2.0 turbo de 272 cv; já dirigimos
Primeiras impressões: Audi A5 estreia por R$ 379.990 apostando no desempenho e na tração integral para rivalizar com o queridinho BMW 320i
O novo Audi A5 tem uma missão difícil no Brasil. Recém-lançado no mercado nacional, o modelo ficou maior e mais moderno para substituir de uma só vez os modelos A4 e A5. Ele estreia em versão única – A5 Sedan 2.0 TFSI Performance S edition quattro, ao preço de R$ 379.990 – para brigar com o líder entre os sedãs médios premium no país: o BMW 320i, que custa entre R$ 346.950 e R$ 387.950.
Embora não tenha pretensões de liderança no segmento, a Audi posicionou o novo A5 para incomodar o rival alemão produzido em Araquari (SC), e que tem volume de vendas maior. Para descobrir se ele é capaz de cumprir esta missão, nós já dirigimos o novo Audi A5 entre a capital paulista e Vinhedo (SP). Confira nossas primeiras impressões:
Ao volante do novo Audi A5
Ao dirigir, é possível perceber que o novo Audi A5 é um carro muito bem equilibrado. Apesar de não ser um esportivo, o sedã se mostra bem divertido na estrada, uma vez que ele responde de forma bem rápida ao pisar no acelerador. A direção é bem direta, sendo leve em manobras e mais firme em velocidades mais elevadas.
A suspensão, apesar de baixa, filtra bem os impactos e as imperfeições da pista, tornando a experiência a bordo confortável. O desempenho agrada. Também gostamos da atuação dos sistemas de condução semi autônoma. Durante o nosso teste, encaramos trechos de engarrafamento na região da Grande São Paulo, que nos permitiram utilizar o sistema de ACC com Stop and Go e de manutenção em faixa, que funcionam de forma inteligente e fluida.
Novo Audi A5 conta com evolução do motor do Golf GTI
O novo Audi A5 é equipado com a quinta geração do motor 2.0 turbo EA888, que é conhecida como Evo5. Trata-se da evolução do conhecido 2.0 TSI que equipa diferentes modelos das marcas do Grupo Volkswagen, como o Golf GTI (que traz a quarta geração do propulsor).
O novo Audi A5 é o primeiro carro do Grupo Volkswagen a contar com este propulsor no país, e oferece 272 cv e 400 Nm. Dentre as novidades, ele conta com uma turbina de geometria variável e novos componentes para se tornar mais eficiente e econômico.
Desempenho do novo Audi A5
O Audi A5 traz o motor 2.0 turbo associado a um câmbio automático de sete marchas. A tração Quattro é integral nas quatro rodas com a tecnologia Ultra, que distribui até 50% da tração para o eixo traseiro. Com este conjunto, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e chega aos 210 km/h de velocidade máxima.
Novo Audi A5 cresceu em relação ao antecessor
O novo A5 também ficou maior do que o antigo A4. Ele cresceu 6,7 cm em comprimento (4,82 m), 7,7 cm em largura (2,09 m) e ficou 1,8 cm mais baixo (1,41 m). O entre-eixos agora tem 2,89 m, 7,2 cm a mais. O porta-malas leva 417 litros, e o tanque de combustível tem capacidade para 56 litros de gasolina.
Ele será vendido apenas com carroceria sedã no Brasil. Na Europa, também há a opção station wagon A5 Avant. Na prática, o novo A5 é de fato a nova geração do A4 e A4 Avant, feito sobre a nova plataforma modular PPC (Plataforma Premium de Combustão).
Inicialmente, os números pares seriam exclusivos para os carros elétricos, enquanto os ímpares seriam a combustão ou híbridos. A marca chegou a substituir o A4 pelo A5, mas retomou a antiga classificação de nomes de acordo com o porte do modelo.
Visual do novo Audi A5
Por fora, o design do novo A5 é bem moderno, e traz elementos dos lançamentos mais recentes da Audi, como o SUV elétrico Q6 e-tron. Na dianteira, os faróis – que contam com a tecnologia LED no Brasil, deixando a LED Matrix de fora – trazem formato mais afilado, enquanto a grade frontal é mais larga e alta do que a do modelo anterior. Visualmente, o modelo é bem equilibrado.
O para-choque também traz entradas de ar maiores, com destaque para os apliques nas extremidades da peça na cor black piano por conta do pacote S Line, que também acrescenta itens na mesma tonalidade no acabamento.
Na lateral, a versão vendida no Brasil também conta com rodas Audi Sport de 20” com design de cinco raios e acabamento em cinza fosco. Na traseira, as lanternas de OLED são interligadas e inteligentes, contando com oito opções de assinatura visual (assim como os faróis) e avisos de emergência em determinadas situações.
Ao todo, são oito opções de cores disponíveis: Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Geleira, Preto Mito, Vermelho Granadina (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). O acabamento interno é sempre na tonalidade preta.
Interior do novo Audi A5 não lembra em nada o do antecessor
A ergonomia também é boa, e há comandos físicos para as principais funções de multimídia bem próximos do condutor. A posição de dirigir é excelente. Os bancos são confortáveis, e contam com ajustes elétricos para o motorista e o passageiro dianteiro. Já o espaço traseiro é bom para até dois adultos, tanto no espaço para a cabeça quanto para as pernas.
No entanto, o elevado túnel central (no caso do A5, ele se justifica por conta da tração integral) diminui o espaço para as pernas de um eventual terceiro ocupante traseiro. Por dentro, o novo Audi A5 não lembra em nada o antecessor. Bem mais moderno, o layout de dentro tem como destaque a central multimídia de 14,5" com Android Auto e Apple CarPlay, além do painel digital de 11,9", ambos com displays de OLED.
Na Europa, o modelo oferece ainda uma terceira tela para o passageiro, opcional, que não virá para o Brasil inicialmente. De acordo com a Audi, a justificativa para a ausência do opcional seria para manter o preço em R$ 379.990 e brigar diretamente com o BMW 320i nacional.
Ainda assim, o acabamento traz materiais de toque emborrachado nas portas e no painel, além de revestimento em couro nos bancos e em parte das portas dianteiras e traseiras. Segue o padrão da categoria, com bons encaixes. Um item que surpreende positivamente é o teto panorâmico sem cortina interna.
Ele utiliza um fino display em LED entre duas camadas de vidro, que pode alterar a luminosidade e transparência do interior ao toque de um botão. O recurso, que está presente em outros modelos da Audi e da Porsche, é bem interessante e funcional.
Novo Audi A5 tem potencial para brigar com o BMW 320i, mas há um porém
Em conclusão, o novo Audi A5 se mostrou um carro bem equilibrado para o uso no dia-a-dia, sendo um sedã confortável e até mesmo divertido, embora não tenha uma proposta esportiva dos modelos das linhas S e RS da Audi.
Por se tratar de um carro importado, ele teve que abrir mão de alguns itens para manter o preço de R$ 379.990. Foi o caso dos faróis de LED Matrix e da terceira tela multimídia para o passageiro. Além disso, o acabamento também é um pouco abaixo de modelos como o BMW 320i e do Mercedes Classe C, que são seus principais concorrentes.
O volume de vendas do BMW também é maior por conta do número de versões (3 contra 1) e pela produção nacional em Araquari (SC), que oferece vantagens fiscais e menos variação do preço em relação ao dólar.
Ainda assim, o novo Audi A5 traz alguns trunfos, como a tração integral e o motor 2.0 turbo de 272 cv, que podem pesar a balança a favor do sedã de Ingolstadt. O custo-benefício também é bom. Caso você queira desempenho superior, um carro mais moderno do que os rivais e com um excelente comportamento dinâmico, ele é uma ótima compra.
Equipamentos de série do novo Audi A5:
- Iluminação ambiente
- Bancos em couro
- Volante esportivo em couro com paddle-shifts
- Carregador sem fio
- Sistema de som com 10 alto-falantes e 180W
- Airbags laterais dianteiros
- Airbag para cabeça
- Airbag central na frente
- Alerta de saída da faixa
- Assistente de desvio
- Assistente de conversão na frente
- Assistente de estacionamento Plus
- Suspensão esportiva S
- Kit S line exterior
- Itens de acabamento em preto brilhante
- Ponteiras de escapamento cromadas escuras
- Retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis
- Retrovisores antiofuscantes automáticos com memória
- Projeção de logotipo
- Assistente de frenagem de emergência
- Assistente de tráfego transversal dianteiro
- ACC (controle de cruzeiro adaptativo)
- Detector de atenção e sonolência do motorista
- Sistema de estacionamento Plus com indicação de distância
- Faróis de rodagem diurna com controle automático de luzes
- Função Coming Home e Leaving Home automática
- Faróis full-LED Plus com assistente de luz alta
- Lanternas traseiras LED Pro com indicador dinâmico nas setas
- Apoio lombar de 4 vias com ajustes elétricos
- Ar-condicionado automático de três zonas
- Audi Drive Select
- Bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memória para o motorista
- Pacote de luz ambiente Plus
- Sistema start-stop
- Tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico
- Teto panorâmico de vidro com transparência selecionável