Novo Audi RS 5 vira híbrido de 639 cv e acelera como supercarro
Substituto do RS 4 Avant, o novo esportivo da Audi estreia sistema plug-in com torque absurdo e autonomia de 87 km no modo 100% elétrico
A Audi revelou oficialmente nesta quinta-feira, 19, os novos RS 5 Sedan e RS 5 Avant na Europa. Equipados pela primeira vez na história com um conjunto híbrido, a nova geração do esportivo oferece 639 cv de potência e estreia nas opções de carroceria sedã e perua. Embora ainda não estejam confirmados, os novos Audi RS 5 Sedan e RS 5 Avant devem chegar ao mercado brasileiro em breve.
Na prática, o novo Audi RS 5 substitui o antigo RS 4 Avant, uma vez que a montadora alemã posicionou o novo A5 como o sucessor do A4. Assim como as versões convencionais, os novos RS 5 são feitos sobre a plataforma modular PPC (Plataforma Premium de Combustão).
Primeiro híbrido da história da divisão Audi Sport
Pela primeira vez, um esportivo da divisão Audi Sport abandona o motor puramente a combustão para adotar um conjunto híbrido plug-in. No caso do RS 5, ele combina um motor 2.9 V6 biturbo de 510 cv a um propulsor elétrico de 177 cv. Juntos, eles oferecem 639 cv de potência e 798 Nm de torque combinados.
O câmbio é um automático de oito marchas, enquanto a tração integral Quattro conta com modo drift e pode enviar até 85% do torque para as rodas traseiras (e até 70% para as da frente, dependendo do modo de condução). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de até 285 km/h.
Graças à bateria de 25,9 kWh de capacidade, o alcance 100% elétrico é de até 87 km. Na prática, o proprietário pode usar o carro no dia a dia sem consumir combustível em trajetos curtos, com a opção de recarga por tomada em cerca de 2h30.
Visual esportivo se destaca
O visual dos novos Audi RS 5 segue a tradição da divisão RS, e se destaca por ser cerca de 9 cm mais largo do que o A5 convencional. Na dianteira, o destaque fica para a grade frontal maior e com padrão em colmeia, assim como as novas entradas de ar laterais e o para-choque redesenhado.
Os faróis com a tecnologia Matrix LED são escurecidos e contam com diferentes opções de assinatura visual, assim como as lanternas. Na lateral, há saídas de ar funcionais e rodas de até 21” com freios em cerâmica. Na parte de trás, o destaque fica para o difusor traseiro esportivo e o escapamento oval com duas grandes saídas quase centralizadas.
Já o interior segue o padrão do Audi A5, com destaque para a central multimídia de 14,5" com Android Auto e Apple CarPlay, e a terceira tela de 10,9", que fica à frente do banco do passageiro. O painel digital tem tela de 11,9", todas as três com displays de OLED. O acabamento conta com detalhes exclusivos em couro, Alcantara e costuras em vermelho.
Vendas começam em breve na Europa
Na Alemanha, o novo Audi RS 5 Sedan parte de 106.200 euros (R$ 653 mil em conversão direta), enquanto a perua RS 5 Avant custa 107.850 euros (R$ 663 mil). Os pedidos começam na Europa já no primeiro trimestre deste ano, com entregas previstas para o verão europeu (entre junho e setembro).
Os modelos ainda não foram confirmados para o mercado brasileiro. No entanto, dada a alta procura por modelos esportivos da linha RS no país, o lançamento no Brasil é praticamente certo. Os novos Audi RS 5 Sedan e RS 5 Avant devem chegar entre o fim deste ano e o começo de 2027.