Nissan dá a volta por cima com o novo e poderoso Leaf, agora um crossover
Com uma nova geração espetacular, alcance de quase 500 km e mudança completa de proposta, novo Nissan Leaf é lançado
O novo Nissan Leaf foi oficialmente lançado em Yokohama, Japão, e é uma resposta forte a todos que duvidavam do poder da montadora japonesa. Para quem já estava cansado do antigo Leaf, que era um hatch elétrico com alcance limitado, o novo e poderoso Leaf representa a volta por cima da Nissan, que passa por um momento crucial da sua história.
A nova geração do Leaf, que agora é um crossover elétrico com alcance de 487 km, representa uma virada e tanto. O carro traz um conjunto de tecnologias que facilita a posse de um veículo elétrico, transmite status, e traz 15 anos de experiência no mercado, com mais de 700.000 unidades vendidas em todo o mundo. A ideia é conquistar clientes de carros com motor a combustão.
O novo Leaf deve chegar às concessionárias dos Estados Unidos a partir do outono do hemisfério norte, e depois será lançado também em outras regiões. Ele é fabricado na plataforma CMF-EV da Nissan.
“O Nissan Leaf original ajudou a popularizar os veículos elétricos, e esta terceira geração convida os consumidores a adotar um estilo de vida elétrico com uma gama de recursos atraentes”, comentou Ivan Espinosa, novo CEO global da Nissan.
O novo Leaf incorpora o design futurista japonês com uma estética japonesa distinta, transmitida de forma simples, porém poderosamente moderna. O exterior e o interior combinam dois retângulos verticais com três horizontais. A silhueta é semelhante à de um fastback e a Nissan o define como um crossover (não usa o termo SUV, já adotado na mídia brasileira).
Ele traz recursos como maçanetas dianteiras embutidas, rodas de 19 polegadas com ajuste aerodinâmico e parte inferior plana para garantir que o novo Leaf não só tenha uma aparência ousada e elegante, mas também ofereça um coeficiente de arrasto de 0,26 para os modelos dos EUA e do Japão, e de 0,25 para as versões europeias.
Na dianteira, as luzes de circulação diurna acentuam uma faixa frontal em V evoluída. Em algumas versões, uma barra de luzes se estende por toda a extensão do capô, que em algumas regiões é posicionada acima de um logotipo da marca Nissan iluminado. Na traseira, lanternas traseiras holográficas em 3D oferecem um elemento futurista.
O interior é espaçoso, com piso quase totalmente plano, e o amplo painel de instrumentos horizontal tem um display muito bonito com telas duplas integradas de 12,3 polegadas ou duas de 14,3 polegadas, dependendo da versão e da região.
Segundo a Nissan, o novo Leaf proporciona uma condução “responsiva e ultrassuave”. O novíssimo trem de força elétrico “3 em 1”, com motor, inversor e redutor integrados, é 10% menor do que seu antecessor. Além disso, houve uma redução de 75% na vibração do motor.
O novo Nissan Leaf tem duas opções de bateria de íons de lítio com refrigeração líquida, ambas com funcionalidade de condicionamento térmico. No Leaf com bateria de 75 kWh, a potência é de 160 kW (218 cv) e torque de 355 Nm. No leaf com bateria de 52 kWh, são 130 kW de potência (177 cv) e 345 Nm de torque. O alcance de 487 km é previsto para os Estados Unidos.
Quando conectado a um carregador rápido, o Leaf vai de 10% a 80% da carga em 35 minutos. O carro também traz um Planejador Inteligente de Rotas em tempo real, além de várias outras funcionalidades..
A terceira geração do Nissan Leaf será monytada em duas fábricas da Nissan: em Tochigi, Japão, e em Sunderland, Inglaterra. Versões, preços e início das vendas ainda não foram divulgados pela Nissan, que retoma seu caminho como fabricante inovador da indústria automotiva. Resta ver como os clientes receberão o novo Leaf crossover.