Homens se sentem menos masculinos com carros elétricos
Qualidades "femininas" associadas aos carros elétricos tendem a afastar público masculino, de acordo com pesquisa da Universidade de Austin
Um estudo publicado na Psychology of Men and Masculinities destacou o que pode estar dificultando a adoção de veículos elétricos pelo público masculino. De acordo com a pesquisa, a visão tradicional de masculinidade impede alguns homens de adquirir esses modelos. Aqueles que seguem normas sociais e culturais mais tradicionais desconsideram EVs e são menos propensos a comprá-los, diz o estudo.
A pesquisa tem como líder o pesquisador Mike C. Parent, da Universidade de Austin, Estados Unidos. Cerca de 400 homens, com idades entre 18 e 85 anos participaram do estudo. Ao fim, 40% deles chegaram a afirmar que evitam os elétricos porque sentem que esses modelos afetam sua masculinidade.
Contingência de masculinidade e os elétricos
A pesquisa destaca o conceito de "contingência de masculinidade". Trata-se de uma ideia de que o senso de masculinidade depende de certos padrões sociais. Por exemplo, homens que valorizam comportamentos como força e agressividade, associados à masculinidade tradicional, veem os elétricos como veículos "fracos" ou não masculinos o suficiente.
Isso porque os carros, historicamente, têm sido uma extensão da identidade masculina. Isto é, representam símbolos como status e poder.
Além disso, o estudo aponta que veículos elétricos são associados a qualidades tidas como "femininas". Sustentabilidade, cooperação e empatia são exemplos. Tais atributos estariam afastando alguns homens desse tipo de automóvel.
"As decisões de compra de bens de consumo são tomadas, até certo ponto, levando em consideração como essas compras refletem identidades pessoais", afirma Mike C. Parent no artigo.
Propaganda como solução
O preconceito pode ser um obstáculo para o crescimento do mercado de EVs entre o público masculino, apesar dos benefícios ambientais e econômicos desses veículos.
Para superar essas questões o estudo sugere que campanhas publicitárias foquem em aspectos mais "masculinos" dos EVs, como potência e desempenho. Isto deve atrair homens que seguem essas visões mais tradicionais de masculinidade.
A campanha desenvolvida para a Tesla Cybertruck é um exemplo de como atributos masculinizados podem associar-se aos elétricos. A principal estratégia da picape para atrair o público é destacar que ela é robusta, forte e até indestrutível.
O estudo traz importantes reflexões sobre como noções de identidade influenciam comportamentos de compra. No caso dos elétricos, percebe-se uma barreira devido às mudanças de padrão em um mercado automobilístico marcado por visões tradicionais de masculinidade, o que deve ser reedescutido.