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GWM Haval H9 estreia com preço brigador e promete dar trabalho a Commander e SW4

Equipado com mesma mecânica a diesel e chassi da picape Poer, H9 tem tração 4x4, 7 lugares e qualidades para desafiar líderes da categoria

14 set 2025 - 09h00
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Depois de lançar a picape Poer P30, a GWM tem mais uma aposta: o Haval H9. O modelo, que também será produzido na nova fábrica de Iracemápolis (SP), é um dos lançamentos mais importantes do ano para a marca chinesa. E sua missão é puxada, afinal, a ideia é liderar o segmento de SUVs grandes, como Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e até Jeep Commander, que embora tenha porte menor, é uma ameaça na restrita categoria dos utilitários de sete lugares.

Em pré-vendas desde agosto mediante sinal de R$ 9.000, o SUV já pode ser conferido de perto pelo público. O valor surpreende. Entre esta sexta-feira (12) e o dia 19 de setembro, tem preço promocional de R$ 309 mil. A partir do dia 20, no entanto, o preço sobe para R$ 319 mil. Ou seja, praticamente R$ 100 mil a menos que os concorrentes asiáticos - o Commander, todavia, parte de R$ 308.490 na versão 7 lugares com motor diesel.

SUV tem 4,95 metros de comprimento e 2,85 m de entre-eixos
SUV tem 4,95 metros de comprimento e 2,85 m de entre-eixos
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

A versão única de acabamento surpreende pelo conteúdo, que vai desde o câmbio automático de nove marchas, à sistemas ADAS e os sete modos de condução. Debaixo do capô, aliás, o H9 conta com o mesmo 2.4 turbodiesel da picape Poer P30, com quem divide plataforma. A calibração e os números são iguais. Portanto, 184 cv e 48,9 mkgf de torque. Porém, como é um carro mais pesado, que passa das 2,5 toneladas, vai de 0 a 100 km/h em 13 segundos (1,8 segundo a mais que a picape).

Motor 2.4 turbodiesel é o mesmo da picape Poer P30, com quem SUV divide plataforma
Motor 2.4 turbodiesel é o mesmo da picape Poer P30, com quem SUV divide plataforma
Foto: GWM/Divulgação / Estadão

Primeiro contato

Já de cara deu para concluir que o Haval H9 tem qualidades suficientes para vender mais do que a concorrência. Afinal, ao contrário do comprador de picapes, o cliente da categoria de SUVs não é tão tradicionalista, até porque não compra carro para trabalho pesado e, assim, tem mais chance de diversificar. O desafio será, apenas, emplacar uma chinesa em meio à tantas marcas tradicionais - inclua aí a Chevrolet, que vende a Trailblazer.

Test-drive aconteceu na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul
Test-drive aconteceu na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

Antes de entrar no carro, o H9 já exala imponência. Tem capô elevado, faróis redondos, grade avantajada, linhas quadradas. Alguns o comparam ao Mercedes Classe G, outros, ao Defender - por conta do formato quadrado das lanternas - e por aí vai. Para sorte da fabricante, todas as comparações são excelentes. Falando, ainda da parte visual, as rodas de 19? completam o conjunto. Agora, se você pensa que o estepe está ali, pendurado na tampa traseira, se engana. Trata-se apenas de um compartimento que comporta até 10 kg. O estepe fica embaixo do carro.

Tecnologia e bom acabamento são diferenciais no modelo de origem chinesa
Tecnologia e bom acabamento são diferenciais no modelo de origem chinesa
Foto: GWM/Divulgação / Estadão

Depois de admirar as (belas) linhas do SUV, hora de entrar. O silêncio impera. Visualmente, o habitáculo tem visual moderno, e as linhas retas acompanham a parte externa. É tecnológico, mas sem exageros. É parrudo, mas sem perder a elegância. Há revestimento de couro, materiais sensíveis ao toque e acabamento impecável. Esqueça tudo o que você viu na primeira invasão chinesa, do início da década de 2010. Hoje em dia a história é outra.

Os bancos, por exemplo, têm ajustes para os ocupantes dianteiros, bem como oito modos de massagem e três de intensidade, ventilação, aquecimento e três memórias de posição para o motorista. O espaço comporta até sete adultos. Na segunda fileira, tem comandos de ar-condicionado, entradas USB A e C, bem como entrada 12V e descansa-braços (sem porta-copos). Já a última fileira - que não é tão fácil de acessar - conta com saída de ar no teto e certo conforto. Isso, se a pessoa tiver estatura mediana (no Brasil, a média de altura é de 1,73 metro). Se for grandalhão, se aperta.

GWM Haval H9 leva até sete ocupantes
GWM Haval H9 leva até sete ocupantes
Foto: GWM/Divulgação / Estadão

Test-drive

Em termos de dimensões, são 4,95 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,93 m de altura e 2,85 m de entre eixos. Rodar na cidade não deve ser tarefa fácil. Longe disso, nossa primeira experiência a bordo do modelo aconteceu na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Tinha bastante espaço - ainda assim, deu para testar o Tank Turn, que reduz o raio de giro em até 1,5 milímetro - e cenário off-road, onde conseguimos usar a tração integral 4×4. Aliás, caixa de redução e sete modos de condução, que permitem enfrentar desde o asfalto até trilhas severas, estão presentes.

H9 tem câmbio automático de 9 marchas
H9 tem câmbio automático de 9 marchas
Foto: GWM/Divulgação / Estadão

A posição ao volante (que tem ajustes de altura e profundidade, comandos multifuncionais e aletas para a troca de marchas de forma manual) é agradável. O câmbio, aliás, faz bom uso da força disponível. Com o pé no acelerador, o H9 parte com ânimo, graças ao torque que é entregue 50% à breves 1.000 rpm. Gás, tem. Ainda assim, a GWM informa o consumo urbano de 9,1 km/l e de 10,4 km/l na estrada. Tudo oficializado pelo Inmetro.

A suspensão (independente na frente e com eixo de torção atrás) também cumpre muito bem suas funções. Rende estabilidade em curvas, com pouca inclinação de carroceria, e é confortável mesmo em piso irregular. Abusamos, também, dos freios, que têm respostas precisas. Os quatro, aliás, são a disco. A capacidade de imersão é de até 800 milímetros.

GWM Haval H9 tem capacidade de imersão de até 800 mm
GWM Haval H9 tem capacidade de imersão de até 800 mm
Foto: GWM/Divulgação / Estadão

Demais comodidades

Com tela grande - 14,6? e integração sem fio para Apple CarPlay e Android Auto - e de fácil manuseio, a central multimídia permite controlar navegação, conectividade e o sistema de ar-condicionado, por exemplo. Conta, também, com teto solar panorâmico, quadro de instrumentos digital com 10,25?, iluminação full LEDs e rodas de 19?.

O banco traseiro fica um pouco elevado em relação aos dianteiros, o que melhora a visibilidade de quem senta na última fileira. E logo atrás dela, sobra um pouco de porta-malas. Exatamente, 88 litros. Em contrapartida, com a disposição de cinco assentos, o espaço sobe para 791 litros e, por fim, com a fileira do meio também sem uso, dá para levar até 1.598 litros de bagagem. Capacidade de reboque: até 2.500 kg.

Porta-malas vai de 88 litros (7 lugares) a 1.598 litros (2 lugares)
Porta-malas vai de 88 litros (7 lugares) a 1.598 litros (2 lugares)
Foto: GWM/Divulgação / Estadão

Bem equipado

Assim como a Poer, a GWM investiu bastante na lista de equipamentos do Haval H9. Isso mantém a tradição chinesa, de oferecer modelos mais baratos e, ao mesmo tempo, com lista mais recheada de itens de série. Entre os destaques tração 4x4 com bloqueio dianteiro e traseiro, ar-condicionado de três zonas, cruise control para off-road e estribos laterais elétricos retráteis, por exemplo. Todos esses itens são indisponíveis na concorrência.

De série, o modelo vem com seis air bags. O SUV é equipado, ainda, com sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS 2+), que incluem controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de tráfego cruzado traseiro. Outro destaque é a visão panorâmica 540° com chassi transparente - dá para ver tudo o que acontece debaixo do carro por meio de imagem mostrada na tela central.

Lista oferece visão panorâmica 540° com chassi transparente
Lista oferece visão panorâmica 540° com chassi transparente
Foto: GWM/Divulgação / Estadão

O GWM Haval H9 é vendido inicialmente em três cores: Grafite Zenith (fosca), Preto Khalifa e Branco Noronha. E, para fechar, cabe pontuar que assim como na Poer, a GWM dá dez anos de garantia no H9 que, aliás, também será fabricado na planta da marca em Iracemápolis (SP). Para conhecimento, trata-se da primeira unidade produtiva da marca nas Américas e no Hemisfério Sul, além de ser a terceira fora da China. As demais, estão localizadas na Rússia e na Tailândia.

PRÓS

Modelo tem itens indisponíveis na concorrência, como ar-condicionado de três zonas, cruise control para off-road, tração 4x4 com bloqueio dianteiro e traseiro e estribos laterais elétricos retráteis; preço baixo e tonalidade fosca na carroceria são diferenciais

CONTRAS

Se por um lado as medidas generosas contribuem para o espaço, por outro, tornam-se incômodo ao dirigir na cidade; terceira fileira tem acesso muito alto e não rende conforto para pessoas com estatura acima da média

*O jornalista viajou ao Rio Grande do Sul a convite da GWM

FICHA TÉCNICA

GWM Haval H9

  • Motor: 2.4, quatro cilindros, turbodiesel
  • Potência: 184 cv
  • Torque: 48,9 mkgf (50% a 1.000 e 100% a 1.500 rpm)
  • Câmbio: Automático de 9 marchas
  • Comprimento: 4,95 metros
  • Largura: 1,98 metro
  • Altura: 1,93 metro
  • Entre-eixos: 2,85 metros
  • Peso (ordem de marcha): 2.525 kg
  • Pneus: 265/55 R19Tanque: 78 litros
  • Consumo: 9,1 km/l (cidade)/10,4 km/l (estrada)
  • Capacidade do porta-malas: 88 a 1.598 litros
  • Ângulo de ataque: 31 graus
  • Ângulo de saída: 25 graus
  • Distância do solo: 22 centímetros
  • Aceleração 0 a 100 km/h: 13 segundos
  • Profundidade de imersão: 800 milímetros
  • Preço: R$ 309 mil (R$ 319 mil a partir de 20/9)

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Estadão
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