Fiat Pulse ou Renault Kardian: quem é líder contando só as versões turbo?
Renault disse que Kardian lidera vendas de crossovers turbo, porém os registros não mostram isso, se o Abarth entrar na conta. Mas deve?
Durante o lançamento do Renault Kardian 2026, a montadora francesa disse que seu SUV crossover lidera o segmento quando são considerados somente as versões turbinadas. Porém, os números não mostram isso. O Fiat Pulse é líder do segmento e mantém essa vantagem mesmo considerando só as versões com motor turbo.
Renault considera só as versões generalistas para ser líder
Mas a Renault não está exatamente errada em sua argumentação a favor da liderança do Kardian. Afinal, ela considera somente as versões com proposta generalista, descartando o esportivo Pulse Abarth, que a Fiat vende como submarca. O Guia do Carro chegou a essa conclusão depois de conferir todos os dados de venda, que não foram fornecidos pela Renault, mesmo a pedido.
Segundo dados que o Guia do Carro obteve junto à consultoria automotiva K.Lume, o Fiat Pulse Turbo vende mais do que o Renault Kardian – que só tem motor turbo – considerando a totalidade da versões turbinadas. O panorama muda a favor do Renault Kardian se tiramos o Pulse Abarth da conta. Veja nas tabelas abaixo.
Tabela mostra Kardian um pouco acima do Pulse Turbo
Do ponto de vista de posicionamento a Renault está correta em afirmar que o Kardian TCe (Turbo Control Efficiency) vende mais do que o Fiat Turbo. Mas a vantagem (janeiro a julho de 2025) é pequena e o Kardian não tem uma vantagem tão grande no varejo, como se dizia. Já o Citroën Basalt T200 tem todo seu volume destinado às vendas diretas (com altos descontos).
| CARRO | Total | Direta | Varejo | % VD | % VV |
| BASALT | 10.395 | 10.350 | 45 | 99,6% | 0,4% |
| PULSE | 11.296 | 3.340 | 7.956 | 29,6% | 70,4% |
| KARDIAN | 11.616 | 2.917 | 8.699 | 25,1% | 74,9% |
| TERA | 5.948 | 1.777 | 4.171 | 29,9% | 70,1% |
Pulse Abarth, um esportivo, ajuda bem nas vendas da Fiat
Considerando também o Pulse Abarth, a Fiat volta a levar vantagem. O hatch esportivo tem um total de 1.570 registros (dos quais 265 em vendas diretas e 1.305 no varejo). Mas, por ser o único com motor muito potente, de 185 cv, não pode ser considerado um concorrente direto dos dos modelos citados nesta reportagem. Veja o quadro abaixo.
| CARRO | Total | Direta | Varejo | % VD | % VV |
| BASALT | 10.395 | 10.350 | 45 | 99,6% | 0,4% |
| PULSE | 12.866 | 3.605 | 9.261 | 28,0% | 72,0% |
| KARDIAN | 11.616 | 2.917 | 8.699 | 25,1% | 74,9% |
| TERA | 5.948 | 1.777 | 4.171 | 29,9% | 70,1% |
O Volkswagen Tera tem números menores porque entrou depois no mercado, porém seus índices de venda direta são prróximos aos do Renault Kardian e do Fiat Pulse. A versão aspirada Tera MPI, por enquanto, ocupa um espaço mínimo na produção da Volkswagen, conforme noticiamos em agosto.
Conteúdo autoral: crédito obrigatório. Fonte: K.Lume. Compilação dos dados e análise: Guia do Carro.