Volkswagen vendeu apenas 46 unidades do Tera com motor 1.0 MPI aspirado
Consultoria automotiva mostra que as duas versões com câmbio manual alcançaram apenas 9,6% das vendas do Tera
O Volkswagen Tera com motor 1.0 MPI aspirado, de apenas 84 cv de potência (com etanol), continua praticamente inédito no Brasil. Segundo levantamento da consultoria automotiva K.Lume, a pedido do Guia do Carro, a Volks vendeu apenas 46 unidades do Tera MPI até o final de julho. Isso equivale a 0,7% do total de 5.994 registros.
O Tera MPI custa R$ 105.890 e tem a potência ainda menor se for abastecido com gasolina: 77 cv. A versão de entrada com motor 1.0 turbo, Tera TSI, que custa R$ 118.990, também teve poucas vendas na fase inicial de comercialização: 529 unidades. Somadas, as duas versões com câmbio manual responderam por apenas 9, 6% do volume do Tera.
Por enquanto, o crossover “barato” da Volkswagen está sendo entregue nas duas versões automáticas, com preços mais salgados: o Tera Comfort, de R$ 128.890, registrou 1.051 emplacamentos. O topo de linha, Tera High, que custa R$ 141.890, é disparado o modelo escolhido pela Volkswagen para “bombar” no lançamento do crossover urbano e fechou julho com 4.368 vendas.
Esse movimento inicial talvez não mude. Afinal, o VW Tera já tem um mix de vendas parecido com o do Fiat Pulse – seu rival direto – nas versões com câmbio manual. Segundo a consultoria K.Lume, o Pulse 1.3 aspirado de entrada, que custa R$ 99.990 e tem 107 cv com etanol e 98 com gasolina, somou 2.374 vendas no ano até julho, volume que representa 9,5% do total – praticamente igual ao Tera.
No caso do Fiat, o campeão de vendas é o Pulse Audace Hybrid com 7.315 unidades, seguido do Pulse Impetus Hybrid com 2.407. Vale lembrar que, apesar do nome, o Pulse usa um sistema híbrido leve modesto, de apenas 12 volts, com pouco impacto na descarbonização, mas que livra o motorista de rodízio em São Paulo, por exemplo.
Ao contrário do Tera, o Pulse tem uma versão esportiva, Audace, com 185/180 cv de potêcia (etanol/gasolina), com 1.570 vendas de janeiro a julho. De posse desses números, a Renault afirma que o Kardian lidera o segmento de crossovers no nicho de motores turbinados. Solicitamos os dados para a Renault, que não enviou.