Fórmula E: conheça as tecnologias que vão das pistas para os carros de rua
Carregadores rápidos e freios mais eficientes: confira as tecnologias desenvolvidas nos carros da Fórmula E que chegam às ruas e estradas
Assim como a Fórmula 1 e outras categorias do automobilismo, a Fórmula E também é um laboratório para o desenvolvimento de novas tecnologias para os carros de rua. Neste caso, para os veículos elétricos. No último fim de semana, a capital paulista recebeu a abertura da 12ª temporada da Fórmula E com o ePrix de São Paulo, e nós fomos conhecer os carros da categoria de perto.
Carregadores mais rápidos
Uma delas foi o novo carregador de 600W, que permite recuperar 10% da carga da bateria em apenas 30 segundos. Esse recurso estreou na última temporada e funciona como um pit stop de reabastecimento. Na prática, a tecnologia também ajuda a desenvolver carregadores mais rápidos para os carros de rua, que poderiam ir de 20% a 80% em apenas 15 minutos, em média.
Tração integral dos monopostos da Nissan veio dos carros de rua
No atual regulamento da Fórmula E, os carros de corrida oferecem na maior parte do tempo apenas tração traseira e 407 cv de potência. O destaque, porém, fica para o sistema de tração integral, que é acionado nas largadas, na classificação e no Modo Ataque (Attack Mode), que estreou na temporada passada.
Ele é um modo que libera potência extra por um tempo limitado durante a corrida. Ao todo, os carros da Fórmula E oferecem 350 kW (475 cv) de potência durante o modo de ataque. Já a velocidade máxima é de 322 km/h.
No caso da Nissan, o sistema de tração e-4orce dos carros de rua ajudou a equipe a desenvolver a tecnologia para os carros da categoria. A tecnologia e-4orce é um sistema de sistema de tração integral que utiliza dois motores elétricos (um em cada eixo) para gerenciar a potência e os freios de forma independente em cada roda, funcionando de forma diferente de um sistema 4x4 convencional.
O sistema atua de forma inteligente e distribui o torque entre os eixos de acordo com a necessidade, o que torna o carro mais estável, seguro e com mais aderência. Se nos carros de rua, o e-4orce está presente em carros híbridos e elétricos, nos monopostos da Fórmula E ele é sempre associado aos motores elétricos, um em cada eixo.
Freios regenerativos mais eficientes para os carros elétricos
Na última temporada, os carros da Fórmula E ganharam novos motores e freios regenerativos de 600 kW que conseguem recuperar até 50% da energia necessária para uma corrida sem a necessidade de reabastecimento. Essa tecnologia dos carros de pista também ajuda no desenvolvimento de freios mais eficientes para os veículos elétricos de rua.
Fórmula E também ajuda a desenvolver outras tecnologias para as ruas
A próxima geração (Gen 4) dos carros da Fórmula E estreia em 2026 e promete carros ainda mais rápidos e potentes, com até 815 cv no ‘Attack Mode'. Dentre as mudanças, os monopostos terão melhorias em aerodinâmica, tração integral a todo momento (hoje, só na classificação e no ‘Attack Mode’) e pneus específicos para pista seca e molhada, mais parecidos com os de Fórmula 1 e bem mais aderentes do que os atuais.
O modelo atual (Gen 3 Evo) estreou na temporada passada e é uma evolução da terceira geração dos monopostos do Campeonato ABB FIA de Fórmula E. O carro teve melhorias em aerodinâmica e mudanças de design na parte frontal. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 1,86 segundo, o que o torna o carro mais rápido de todas as categorias da FIA.
Primeira etapa da Fórmula E foi realizada em São Paulo
Na última semana, o Sambódromo do Anhembi recebeu a primeira etapa da temporada 2025/2026 da Fórmula E. O atual campeão, Oliver Rowland, da equipe Nissan, ficou em segundo lugar após largar em 13º. O vencedor da primeira etapa foi Jake Dennis (Andretti), enquanto o terceiro colocado foi Nick Cassidy (Citroën). O outro piloto da equipe Nissan, Norman Nato, precisou abandonar a corrida após um toque no companheiro de equipe.
Após a etapa de São Paulo, a Fórmula E volta a correr no início do próximo ano, dando a largada em 2026 com o E-Prix do México no circuito do Autódromo Hermanos Rodríguez, em 10 de janeiro.